Ícone do site Suno Notícias

Dividendos extras só em 2027? Saiba o que a Vale (VALE3) precisa para pagar os proventos

Vale (VALE3). Foto: iStock.

Vale (VALE3). Foto: iStock.

Os investidores da Vale (VALE3) não passaram por momentos tão positivos nos últimos meses. Com o balanço do segundo trimestre ficando aquém das expectativas do mercado, os investidores agora depositam suas esperanças na possível distribuição de novos dividendos.

Nesta semana, a XP divulgou um relatório elaborado a partir de uma reunião com o CFO da mineradora, Marcelo Bacci, e o diretor de RI, Thiago Lofiego. O encontro abordou temas como: estratégia de portfólio, planos de produção e diretrizes de alocação de capital.

Segundo o documento divulgado pela casa, a companhia reafirmou a meta de produção de minério de ferro e destacou o compromisso em manter disciplina financeira. No entanto, a possibilidade de dividendos da Vale em caráter extraordinário está diretamente condicionada a fatores relacionados à dívida líquida da empresa.

O que é necessário para que a Vale (VALE3) pague dividendos extras?

De acordo com a XP, a Vale reiterou a meta de dívida líquida expandida entre US$ 10 bilhões e US$ 20 bilhões. “A distribuição de dividendos extraordinários permanece diretamente ligada à estrutura da dívida líquida expandida”, destacou a casa.

A expectativa, segundo a XP, é de que a empresa tenha maior flexibilidade apenas a partir de 2027, quando os desembolsos relacionados a Samarco e Brumadinho devem diminuir gradualmente. Até lá, a política de capital seguirá limitada por essas obrigações.

Além disso, a Vale reafirmou o guidance de médio prazo para produção de minério de ferro de 360 Mt, apoiada por projetos em andamento. “A mudança estratégica de priorizar maior qualidade para uma abordagem centrada no cliente permite ofertas de produtos personalizados e otimização de margem”, destacou o relatório.

O relatório também ressaltou que, em metais básicos, a Vale (VALE3) pretende acelerar a produção de cobre e otimizar custos no níquel, o que pode contribuir para melhorar o fluxo de caixa no longo prazo.

Sair da versão mobile