Ícone do site Suno Notícias

Cogna (COGN3): BB-BI vê obstáculos em 2022, mas projeta valorização alta

Cogna Day segue com aposta no ensino digital - Foto: Divulgação

Cogna Day segue com aposta no ensino digital - Foto: Divulgação

A holding de educação Cogna (COGN3) realizou na última segunda-feira (13) o “Cogna day 2021”, evento anual no qual compartilha ao mercado atualizações e estratégias de negócios. Para os especialistas do BB Investimentos, a reunião foi importante para esclarecer dúvidas. O BB-BI manteve sua recomendação neutra para as ações da Cogna, enxergando, porém, um potencial de valorização de 71,1% em relação ao preço-alvo de R$ 4,50 estabelecido para o final de 2022 mesmo em um cenário macro complexo.

O relatório do banco de investimentos afirma que a holding trouxe dados relevantes para uma avaliação positiva, destacando as principais empresas que administra: a Kroton e a Vasta, que expandem a transformação digital da companhia e apresentam maior potencial dentro de suas três avenidas de crescimento: ensino híbrido e digital, ensino médico e negócios de plataforma.

Mesmo assim, os analistas do BBI argumentam que, depois de um ano de resultados “muito ruins”, 2021 pode ser visto como um “ponto de inflexão” para o ano seguinte.

A reestruturação da Kroton, que passou por uma segregação societária na área de ensino de Medicina com a criação da KrotonMed, voltada ao público “premium”, foi um dos destaques positivos da Cogna no evento. A empresa deu contribuição positiva para a margem EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidada da holding, que espera impactos maiores para os próximos resultados.

A análise do BB Investimentos pondera: “A segregação societária da unidade focada em cursos premium, especialmente Medicina, é positiva para a rentabilidade da holding, mas nos parece um movimento tardio, já que outros pares relevantes do mercado têm focado nestas unidades de negócios mais rentáveis há mais tempo, como as empresas Afya, Yduqs (YDUQ3) e Ânima (ANIM3), por exemplo.”

Desempenho das ações da Cogna

Na sexta-feira (10), as ações COGN3 haviam disparado mais de 10% sob rumores de uma possível venda da subsidiária Vasta, não confirmados pela administração da companhia.

Já no pregão seguinte, de ontem (13), as ações da Cogna recuaram 9,3%, ante uma queda de 0,35% do Ibovespa. O mesmo ritmo é observado na sessão de hoje: às ações fecharam em baixa de 4,94%, a R$ 2,50. No acumulado anual, o tombo é de 45,96%.

Ações da Cogna (COGN3) x Ibovespa. Fonte: BB Investimentos

“Mesmo com notícias mais positivas, como os resultados da reestruturação da Kroton, a manutenção do guidance para 2024 e as projeções sobre a KrotonMed, nossa avaliação é que o investidor continua com a percepção do “ver pra crer” sobre a companhia”, diz o relatório do BBI sobre a Cogna.

Sair da versão mobile