Ícone do site Suno Notícias

China deseja cancelar tarifas alfandegárias após acordo comercial

EUA e Reino Unido discutem planos de coalizão para resistir à China

EUA e Reino Unido discutem planos de coalizão para resistir à China

O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, informou, nesta quinta-feira (17), que o país asiático deseja alcançar um acordo comercial com os Estados Unidos para cancelar as tarifas alfandegárias.

“O objetivo final das negociações de ambos os lados é acabar com a guerra comercial e cancelar todas as tarifas adicionais. Isso beneficiaria a China, os EUA e o mundo inteiro. Esperamos que os dois lados continuem a trabalhar juntos, avancem nas negociações e cheguem a um acordo em fases o mais rápido possível”, ressaltou Feng.

Além disso, o porta-voz salientou que em uma guerra comercial não há vencedores.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnunchin, informou na última quarta-feira (16) que o objetivo do governo de Donald Trump é assinar um acordo entre os dias 16 e 17 de novembro.

EUA e China chegam a acordo parcial

Os EUA e a China chegaram a um acordo parcial sobre a guerra comercial no dia 11 de outubro. O entendimento entre as duas maiores economias do mundo estabelece as bases para um acordo mais amplo.

No acordo, a China teria aceitado concessões agrícolas para os produtos norte-americanos. Em troca, os EUA amenizariam a alta das tarifas alfandegárias prevista para ocorrer na próxima semana. Uma escalada que poderia levar a disputa comercial para outro patamar.

Confira Também: China quer mais negociações antes de assinar acordo comercial

O acordo entre China e EUA é apenas provisório, e está sujeito a alterações. Após o acordo Mnunchin se mostrou otimista sobre as negociações. Segundo ele, as duas partes tiveram “dois dias produtivos de discussão”.

Para o secretário, o mercado acionário está demonstrando um forte otimismo no mundo inteiro com o possível acordo que terminaria com a guerra comercial. “O mercado das ações está sempre certo”, salientou Mnunchin.

Na última semana China e EUA demostraram intenção de reduzir a intensidade do confronto sobre as questões comerciais. Os negociadores de ambos os países alcançaram um acordo cambial, prelúdio ao acordo provisório.

Sair da versão mobile