Ícone do site Suno Notícias

ISE, Índice de Sustentabilidade da B3, retira Petrobras (PETR4) e inclui Braskem (BRKM5)

Braskem (BRKM5)

Braskem (BRKM5). Foto: Reprodução Instagram

A B3 (B3SA3) divulgou a prévia da carteira do seu Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para 2022. A carteira conta com a entrada de Braskem (BRKM5), Raia Drogasil (RADL3 ) e Rumo (RAIL3). Por sua vez, Petrobras (PETR4), Marfrig (MRFG3) e Eletrobras (ELET3) ficaram de fora.

Do total de 48 papéis, a nova carteira ISE da B3 será de 34 ações de 34 empresas. No total, foram excluídos 17 ativos do indicador, algumas das exclusões não chegaram a representar a saída da empresa, porque uma outra classe de ação da mesma companhia permaneceu.

A exemplo tem os bancos Bradesco e Itaú que tiveram suas ações ordinárias retiradas do índice enquanto as preferenciais permaneceram. Já as Lojas Americanas, que mudou o ticker após a simplificação societária com a B2W, viu seus papéis LAME3 e LAME4 saírem da carteira, enquanto AMER3 ficou.

Dentre as companhias que entraram, o destaque foi a volta da Braskem. Apesar de ter práticas de sustentabilidade, a empresa está atualmente envolvida com um grande desastre socioambiental  com o afundamento de quatro bairros inteiros em Maceió, Alagoas. Trata-se da maior tragédia geológica já registrada no país.

Portanto, veja a prévia da nova carteira ISE:

Veja a lista das ações que saíram do índice ISE

A carteira definitiva só será divulgada em janeiro, quando o índice começa a vigorar, mas a expectativa é que quase não ocorram mudanças em relação à prévia.

O ISE tem uma nova metodologia que se baseia numa pontuação ESG (ambiental, social e governança, em português) das empresas e que define o peso de cada companhia na carteira.

Sair da versão mobile