Ícone do site Suno Notícias

Campos Neto diz que momento exige cautela na política monetária

Campos Neto diz que momento exige cautela na política monetária

Campos Neto diz que momento exige cautela na política monetária

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou, nesta quarta-feira (15), que o momento atual do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária.

Segundo Campos Neto, novas alterações na política monetária dependerão do avanço da economia do Brasil. A necessidade de cautela já havia sido salientada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), em dezembro, após o corte da taxa básica de juros (Selic) para a mínima histórica de 4,5% ao ano.

“Os próximos passos [da política monetária] continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, afirmou o presidente da autoridade monetária.

De acordo com o presidente do BC, a situação econômica do País atualmente prevê uma política monetária estimulativa, com juros baixos.

A cautela mencionada por Campos Neto vai de encontro com as previsões para Selic dos especialistas que contribuíram com a elaboração do Boletim Focus desta semana. A estimativa do Focus é que a taxa básica de juros brasileira permaneça a 4,5% ao ano em 2020, portanto, sem sofrer novos cortes.

Queda da inadimplência

O presidente da autoridade monetária falou também sobre queda de 0,27% do índice de inadimplência do Brasil em novembro do ano passado ante o mesmo período de 2018.

A liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi apontada como um dos fatores que contribuiu para a redução. Além disso, os eventos realizados para a renegociação de dívidas também foram mencionados pelo economista.

Segundo Campos Neto, a queda representa “a reversão de uma tendência negativa observada em 2018”.

Campos Neto fala sobre competitividade entre bancos

Campos Neto afirmou, na última quinta-feira (6), que o BC quer estimular a competitividade entre os bancos no País.

Saiba mais: BC quer estimular mais competitividade entre bancos, diz Campos Neto

Segundo ele, as medidas que serão tomadas pela autoridade monetária procuram igualar as redes bancárias digitais com as redes físicas. O presidente do BC afirmou que os grandes bancos também deverão ter resultados positivos com um ambiente mais competitivo.

“Muitas coisas que estamos fazendo é para igualar as redes digitais com as redes físicas. Todos os entraves que fazem com que a plataforma digital não consiga competir é nessa área que estamos atuando”, afirmou Campos Neto.

Sair da versão mobile