Ícone do site Suno Notícias

Chinesa BYD pretende adquirir fábrica da Ford em São Bernardo

Chinesa BYD pretende adquirir fábrica da Ford em São Bernardo

Chinesa BYD pretende adquirir fábrica da Ford em São Bernardo

A montadora chinesa BYD está interessada em comprar a fábrica da Ford localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (12), pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

Por meio da compra da fábrica da Ford, a empresa chinesa pretende investir na fabricação de caminhões elétricos. Os veículos serão comercializados no Brasil e nos mercados de países vizinhos.

Desde 2017, a BYD já possui uma linha de produção localizada Campinas, em São Paulo. No entanto, a montadora pretende expandir sua produção no País e acompanhar as movimentações realizadas por empresas concorrentes.

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, as negociações entre as duas empresas estão em fase inicial. A empresa norte-americana informou que não comentará sobre a venda da fábrica e nem sobre possíveis interessados na compra.

A expectativa era que o Grupo Caoa comprasse a unidade, no entanto, a empresa salientou, na última quarta-feira (11), que a possibilidade de negociação é “remota”. Logo após, o presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watter, declarou que outras empresas também estão interessadas na negociação.

Negociações entre Ford e Caoa

Após dizer que a possibilidade de aquisição da fábrica da Ford pela Caoa é remota, o presidente do conselho administrativo da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, declarou que fechar uma fábrica como essa é um “crime”.

Saiba mais: Presidente do Grupo Caoa esfria expectativa sobre compra de fábrica da Ford

Ademais, para que a Caoa conseguisse finalizar a negociação com a empresa norte-americana, seria necessário um um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estimado entre R$ 1 bilhão e R$ 2 bilhões.

Dessa forma, o presidente do Conselho da Caoa iniciou tratativas com grupos chineses interessados em atuar no Brasil. Andrade salientou que foi 15 vezes para a China neste ano para conseguir um acordo, mas não obteve nada concreto. Para ele, a compra da fábrica da Ford seria uma “grande empreitada”.

Sair da versão mobile