Ícone do site Suno Notícias

Braskem (BRKM5) chega a disparar 22% no Ibovespa hoje; entenda o que aconteceu

Braskem (BRKM5). Divulgação

Braskem (BRKM5). Divulgação

As ações da Braskem (BRKM5) tiveram um novo dia de alta no Ibovespa hoje desta segunda (8). Ao longo desta manhã, os papéis chegaram a disparar 22,69%, ao preço de R$ 29,15. Esse movimento ocorre após a empresa confirmar que recebeu uma proposta não vinculante para a compra do controle da companhia — fato que a gestão havia negado na semana passada.

Por volta das 12h do Ibovespa hoje, os papéis da empresa eram negociados em alta de 6,65%, ao preço de R$ 25,34.

Esse movimento de alta das ações da Braskem começou na última sexta (5), quando veículos como os jornais O Globo, Valor Econômico e Folha de S. Paulo informaram que a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) estaria interessada em comprar 100% da petroquímica.

Com essas notícias, os papéis chegaram a disparar mais de 40% no intradia e encerraram o pregão de sexta em alta de 23,62%. Na ocasião, a empresa havia publicado um fato relevante no qual a Novonor, detentora de 50,1% do capital social da Braskem, negou ter recebido propostas de outras empresas interessadas no negócio.

Contudo, nesta manhã, os gestores da Braskem publicaram um novo fato relevante com o seguinte posicionamento da Novonor:

Prezados, informamos que, após nossa última mensagem a V. Sas., recebemos uma proposta, não vinculante, a qual será avaliada em conjunto com as demais partes interessadas. Manteremos V. Sas. informadas caso haja qualquer evolução material sobre o tema.

Quem são os ‘donos’ da Braskem?

Atualmente, conforme as informações de Relação com Investidores (RI), a Novonor – o acionista controlador – detém uma fatia de 50,1% do capital social total e 38,3% do capital votante.

A Petrobras (PETR4), por sua vez, detém 47% do capital total e 36,1% do capital votante. Os demais acionistas somam uma participação de 2,9% do capital social total e 25,6% do capital votante da companhia.

O percentual de ações da Braskem que está em livre circulação no mercado (free float), assim, é de 34,95%, conforme dados atualizados do Status Invest.

Sair da versão mobile