Ícone do site Suno Notícias

Biden viajará pelos EUA para apresentar pacote de infraestrutura, diz Casa Branca

Biden demonstra otimismo mas entoa preocupação dos dirigentes do Fed por conta da inflação - Foto: Reprodução Instagram

Biden demonstra otimismo mas entoa preocupação dos dirigentes do Fed por conta da inflação - Foto: Reprodução Instagram

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta segunda-feira (28) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará pelo país a partir da terça-feira (29) para apresentar à população o pacote de infraestrutura bipartidário que foi apoiado pelos republicanos na semana passada.

Segundo a assessora, o chefe da Casa Branca também tem conversado com os líderes do Congresso sobre a tramitação desta proposta e de outra legislação, que prevê investimentos mais abrangentes e será patrocinada apenas pelos democratas. De acordo com Psaki, Biden pretende assinar os dois pacotes. No fim de semana, o presidente afirmou que não ameaçou vetar a proposta acordada com os republicanos.

Anteriormente, o chefe da Casa Branca havia dado a entender que só assinaria o projeto bipartidário se o Congresso também aprovasse o pacote democrata.

A porta-voz ressaltou que Biden tem conversado sobre a tramitação das duas propostas com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, e com outros parlamentares dos dois partidos.

Clima

Psaki também informou que o democrata continuará a pressionar por mais gastos relacionados à crise climática.

Vacina

Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, Psaki também anunciou que os EUA enviarão 2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer ao Peru e 1,5 milhão de doses ao Paquistão.

Yellen pede que empresas dos EUA adotem plano de infraestrutura de Biden

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, informou em maio que no país, as empresas veriam lucros maiores e maior competitividade com o plano de infraestrutura de US$ 2,3 trilhões de Joe Biden, em uma tentativa de superar o ceticismo corporativo da América à medida que o pacote passa pelo Congresso.

Durante discurso na Câmara de Comércio dos EUA, Yellen pediu aos principais executivos americanos que adotassem o projeto de infraestrutura de Biden, apesar do aumento do imposto de renda corporativo proposto para financiá-lo.

“Estamos confiantes de que os investimentos e propostas fiscais no Plano de Emprego, tomados como um pacote, irão aumentar a lucratividade líquida de nossas corporações e melhorar sua competitividade global”, disse a secretária sobre o pacote de infraestrutura, de acordo com comentários divulgados pelo Departamento do Tesouro dos EUA antes do Fala. “Esperamos que os líderes empresariais vejam as coisas desta forma e apoiem o Plano de Emprego.”

 

Com informações do Estadão Conteúdo

 

Sair da versão mobile