Ícone do site Suno Notícias

Argentina anuncia implementação de novo imposto sobre exportações para aliviar déficit fiscal

Argentina prolonga prazo para negociações sobre dívida para 12 de junho

Argentina prolonga prazo para negociações sobre dívida para 12 de junho

Numa tentativa de estancar a crise econômica que vê a inflação disparando e o peso argentino caindo 26% no mês de agosto, o ministro da fazenda Nicolás Dujovne anunciou um novo imposto sobre exportações.

Segundo o ministro, o novo imposto taxará, em caráter temporário, até o fim de 2020, as exportações de produtos primários em 4 pesos por dólar. Exportações de outras categorias de produtos serão taxadas em 3 pesos por dólar.

Visto que o dólar atualmente está cotado a 38 pesos, o imposto representa uma alíquota de quase 10%. No caso dos grãos de soja e derivados, isso será somado ao imposto já existente de 18%.

O ministro ainda informa que a Argentina busca um superávit primário de 1% em 2020, e ele deve viajar ainda esta noite para os EUA em missão de fechar um novo acordo de financiamento com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Além do novo imposto, o presidente argentino Mauricio Macri se comprometeu a reduzir pela metade o numero de ministérios do gabinete argentino, como forma de reduzir gastos públicos.

Sair da versão mobile