Suno Artigos

Radar do Mercado: Petrobras (PETR4) reservas provadas de óleo e gás caem

cessão onerosa

Centro de Distribuição da Petrobras no SIA, Terminal Terrestre de Brasília, onde se armazena e distribui produtos da companhia para os postos de combustíveis do Distrito Federal.

A Petrobras, em seu planejamento estratégico, está prevendo diminuir consideravelmente o seu raio de atuação. A empresa pretende sair de campos maduros em terra e águas rasas, além de outros ativos como a petroquímica Braskem, setores de transporte e distribuição de gás natural, e até da produção de biocombustíveis e fertilizantes.

Todas essas medidas serão tomadas visando um único objetivo: focar em ativos de maior retorno e entregar uma rentabilidade superior aos acionistas da empresa. Perceba que esse reposicionamento estratégico é diametralmente diferente daquele observado há alguns anos, quando a companhia pretendia ser a maior empresa integrada de energia, abarcando todos os setores da cadeia, sem muita distinção de rentabilidade e geração de valor para cada investimento realizado.

Desse modo, para atingir os seus objetivos, a Petrobras reduzirá significativamente a sua geografia de atuação, concentrando-se cada vez mais na região Sudeste. Para isso, a estatal privatizará todas as suas refinarias do eixo Rio-São Paulo e pretende sair de campos terrestres e em águas rasas, sobretudo aqueles localizados na região Nordeste.

Sair da versão mobile