Suno Artigos

Poupança antiga: qual a diferença entre a antiga e a nova poupança?

poupança antiga, poupança velha

Em 2012, o Banco Central mudou a remuneração das poupanças brasileiras. Naquela época, a Selic estava em 8,5% ao ano. Mas com o novo corte da taxa de juros em 2012, a poupança antiga foi extinta do país. No lugar dela, entraram novas regras de remuneração.

Ou seja, a poupança antiga tinha a rentabilidade baseada na Taxa de Referêncial (TR) em 0,5% ao mês. Já a nova poupança mudou as regras de rendimentos, ficando com uma taxa menor que 0,5% ao mês. Porém, os depósitos feitos antes da data da mudança continuaram a ser rentabilizados pela fórmula antiga.

O que é a poupança antiga?

A poupança antiga são os depósitos feitos da caderneta de poupança feitos antes das novas regras de remuneração. As novas regras para poupança antiga passaram a valer após o dia 3 de maio de 2012. Assim, os depósitos feitos à partir do dia 4 de maio de 2012 passaram a ter uma nova forma de rentabilidade.

Qual a diferença entre a poupança nova e a poupança velha?

Dessa forma, a diferença entre a poupança nova e a poupança velha é a forma de rentabilidade. Ou seja, os depósitos em dinheiro da poupança nova são rentabilizados acompanhando a Taxa Selic. Sendo assim, quando a taxa de juros for menor ou igual a Taxa Selic em 8,5% ao ano, a poupança rentabilizará 70% da Selic + TR.

Para as poupanças velhas, a regra antiga de rentabilidade em 0,5% ao mês + TR se manteve. Portanto, o dinheiro depositado após 3 de maio 2012 sera rentabilizado assim:

Os depósitos anteriores a 4 de maio respeitam a regra antiga da poupança. Assim, se a taxa de juros mantiver abaixo de 8,5%, a tendência é que os antigos poupadores se tornem mais ricos se comparados com os novos.

Por exemplo: com a taxa de juros abaixo de 6% ao ano as poupanças velhas terão uma rentabilidade maior que a taxa básica econômica.

Comparação de rentabilidade entre as duas poupanças

As pessoas que depositaram após 3 de maio de 2012 terão seus rendimentos guiados pelas novas regras da poupança. Sendo assim, quem já tinha dinheiro guardando antes de 3 de maio consegue comparar na prática qual parcela do seu dinheiro rentabiliza melhor.

Ou seja, através do extrato bancário os usuários conseguem fazer essa distinção dos rendimentos pela regra antiga ou a regra nova.

Lembrando que ao sacar o dinheiro no Banco, o saque priorizado é o do dinheiro rentabilizado pela regra nova da poupança. Logo, o cliente só poderá sacar o dinheiro antigo após o dinheiro rentabilizado pela nova regra for todo sacado.

Se compararmos a rentabilidade das duas poupanças, veremos uma diferença de cerca de 4% sobre os depósitos. Aprenda a poupar e a controlar suas finanças, baixe a planilha gratuita da Suno: Planilha Vida Financeira.

Apesar da poupança nova receber um novo cálculo de remuneração considerando a taxa de Selic + TR, o Banco Central recomenda que os clientes não consideram a TR no cálculo. Isso porque a medida que a taxa Selic for caindo, a TR é insignificante, pois ela vai se aproximando de zero.

Enfim, esperamos que tenha entendido as diferenças entre a rentabilidade da poupança antiga e da poupança nova. Se ficou com dúvidas deixe um comentário, responderemos assim que possível.

Sair da versão mobile