Acesso Rápido

    Melhores small caps para 2022: conheças as ações com maior potencial

    Melhores small caps para 2022: conheças as ações com maior potencial

    Com a chegada de 2022, os investidores começam a procurar por quais as ações que podem gerar os maiores retornos e os maiores índices de rentabilidade financeira. Nesse sentido, sem dúvida as melhores small caps para 2022 são as mais atrativas.

    Isso porque, com a proximidade das eleições, a aversão ao risco do mercado com os ativos de renda variável aumenta, fazendo com que os preços tenham tendência de queda. Este fenômeno, contudo, é mais intenso com as empresas de menor capitalização, fazendo com que grandes oportunidades de compra surjam entre as melhores small caps para 2022.

    Por que investir nas melhores Small Caps para 2022?

    Com o início de um novo ano, investidores da renda variável começam a avaliar as oportunidades de investimento existentes. Assim, é preciso compreender por que e como investir nas melhores small caps para 2022.

    Primeiramente, é preciso reconhecer a maior aversão ao risco dos investidores — tanto domésticos quanto estrangeiros — com relação à bolsa brasileira. Não é à toa que o índice Bovespa teve uma queda relevante ao longo do segundo semestre de 2021.

    Essa maior percepção de risco envolve alguns fatores, como:

    • Aumento da taxa básica de juros, a Taxa Selic;
    • Proximidade com as eleições do poder executivo;
    • Ameaças à quebra do teto de gastos do governo;
    • Maior inflação de preços na economia;
    • Menores projeções para o PIB (Produto Interno Bruto).

    Todos esses e outros fatores, em conjunto, contribuíram para a queda da cotação de diversas companhias da bolsa brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Todavia, o impacto desse pessimismo foi maior nas small caps, o que ficou evidente na queda de quase 30% do ETF (Exchange Traded Fund) SMALL11, que replica o índice dessas empresas (SMLL):

    melhores small caps para 2022

    Como pode ser observado, as cotações das empresas de menor valor de mercado sofreram mais ao final do ano de 2021. Afinal, são companhias com papéis de menor liquidez financeira no mercado e que, por serem menores e menos consolidadas, têm uma percepção de risco maior pelo mercado.

    No entanto, é preciso reconhecer que enquanto as cotações caem, a maior parte das empresas listadas na bolsa estão com lucro em patamares recordes. Além disso, com a inflação elevada, era de se esperar que os preços das ações inclusive se elevassem, de forma a corrigir a depreciação do Real.

    Assim, com a inflação mais alta, os preços caindo e os lucros maiores, surgem diversas oportunidades, entre elas as melhores small caps para 2022.

    Quais são as melhores Small Caps para 2022?

    Depois de compreender o cenário macroeconômico e a realidade de preços das ações da bolsa de valores, os investidores tendem a reconhecer o universo de oportunidades na renda variável. Assim, surge a dúvida sobre quais são as melhores small caps para 2022.

    Primeiramente, é preciso ressaltar que não é possível afirmar, com certeza, quais são os papéis que entregarão os melhores resultados no ano que está por vir. Afinal de contas, a renda variável, como o próprio nome diz, varia, e poucos investidores conseguem prever com exatidão os movimentos de curto prazo da bolsa de valores.

    Contudo, existem algumas ações que estão muito bem posicionadas para 2022, tanto em termos operacionais quanto de indicadores de preços. Então, se tornam importantes candidatas para serem as melhores small caps para 2022.

    Assim, algumas das empresas small caps com maior potencial para 2022 são:

    Trisul (TRIS3)

    A primeira companhia de menor capitalização de mercado selecionada entre as melhores small caps para 2022 é a Trisul. Atuante no setor de construção e incorporação de edifícios, a empresa possui foco de atuação em São Paulo.

    Após um processo de turnaround, o preço das ações da empresa multiplicou várias vezes entre 2017 e o início de 2020. Com a pandemia, no entanto, os papéis despencaram na bolsa, amargando uma queda de mais de 60%, como pode ser observado abaixo:

    melhores small caps para 2022

    Essa queda expressiva das ações da incorporadora Trisul (TRIS) se deve a diversos fatores, como:

    • Aumento a taxa de juros, que impacta nas vendas com financiamentos;
    • Aumento do preço das commodities, que reduz a margem bruta da companhia;
    • Elevação do dólar, que impacta no custo de construção;
    • Menor crescimento econômico, que desacelera as vendas.

    Apesar dos fatores negativos, é preciso destacar que a Trisul chegou a ser negociada abaixo do seu valor patrimonial ao final de 2021. Isto mesmo tendo um ROE (Return on equity) na faixa dos 14%. Além disso, o indicador preço sobre lucro (P/L) chegou a patamares bastante atrativos, próximos a 6x, muito abaixo da média histórica.

    Banrisul (BRSR6)

    A segunda small cap promissora para o ano de 2022 é o Banrisul (BRSR6). Sendo o banco do estado do Rio Grande do Sul, a companhia também teve suas cotações bastante afetadas durante a pandemia, saindo da faixa dos 22 reais para patamares quase 60% menores.

    Ao avaliar os números do banco, é possível verificar uma grande assimetria entre preço e valor.

    Para se ter uma ideia, a empresa esteve sendo negociada ao final de 2021 por um indicador de preço sobre valor patrimonial (P/VPA) de 0,5x. Isso significa que o investidor pode investir na companhia pagando a metade do seu patrimônio.

    Além disso, levando em consideração que o Banrisul possui um retorno sobre o patrimônio líquido próximo dos 12% nos últimos anos, é como se o retorno do investidor fosse de 24% ao ano. Isto é, 12% de ROE dividido por 0,5 do indicador de preço.

    Assim, apesar de ser uma companhia estatal com todos os riscos de ingerência do poder executivo, ainda sim as ações do banco do Rio Grande do Sul podem ser uma alternativa para 2022.

    Boa Safra (SOJA3)

    Por fim, outra empresa que merece estar entre as melhores small caps para 2022 é a Boa Safra (SOJA3). Diferente das outras duas companhias citadas, ela atua em um setor com pouco histórico na bolsa de valores: o setor agrícola.

    Basicamente, a Boa Safra atua no setor de produção de sementes. Sendo o foco maior é na comercialização de sementes de soja, apesar de oferecer também um portfólio que contempla sementes de milho e feijão, além de oferecer diversos tratamentos industriais que trazem mais proteção e vigor às sementes.

    A oportunidade nas ações da Boa Safra está no seu preço. Isto por a companhia ser negociada em múltiplos muito baixos considerando as suas perspectivas futuras de crescimento.

    Nesse sentido, é preciso resgatar que toda companhia possui três avenidas possíveis de crescimento, sendo:

    • Ganho de market share;
    • Crescimento do setor de atuação;
    • Crescimento da economia.

    Na prática, a Boa Safra é uma das poucas empresas que está bem posicionada nos três caminhos de crescimento simultaneamente. Afinal, ela possui apenas 5,7% de fatia de mercado, está em um setor que cresce a taxas elevadas e ainda se encontra em uma economia em recuperação econômica, apesar de ainda poder comercializar com todo o globo.

    Essas são algumas das empresas que tendem a gerar bons resultados em 2022. No entanto, é preciso destacar que o investidor precisa tentar fugir do ciclo negativo da bolsa de comprar na alta e vender na baixa. Ou seja, comprar apenas em períodos de otimismo, quando os preços estão altos, e vender em períodos de pessimismo, quando os preços estão baixos.

    Para evitar isso, é fundamental entender que, no longo prazo, a direção da bolsa de valores é apenas uma: para cima. Portanto, uma alternativa é comprar e investir em ativos de renda variável com recorrência, todos os meses, sem tentar adivinhar quais serão os períodos de bonança ou de crise.

    E então, conseguiu entender as perspectivas para o ano que vem e identificar as melhores small caps para 2022? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre essas empresas.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *