Suno Artigos

London Stock Exchange: conheça a bolsa de valores da Inglaterra

Diariamente milhares de ordens de compra e venda de ativos são feitas em diversas bolsas de valores pelo mundo. Uma das maiores é a London Stock Exchange. Já no Brasil, a bolsa de valores é a B3.

A London Stock Exchange no mercado muitas vezes é citada apenas como LSE, conhecida no Brasil como bolsa de valores de Londres.

O que é a London Stock Exchange?

A London Stock Exchange é a bolsa de valores da Inglaterra e a maior da Europa. Por isso, é considerada a principal bolsa europeia. É a quarta maior bolsa de valores do mundo atrás da bolsa japonesa e da NYSE e NASDAQ, ambas americanas. Um exemplo de seu tamanho é a quantidade de empresas que abriga. Mais de duas mil companhias estão listadas na LSE.

As maiores empresas estão representadas no principal índice da bolsa de valores de Londres, o FTSE 100. O índice é composto pelas 100 maiores empresas com valor de mercado na LSE, sejam elas britânicas ou não.

O índice se equipara ao índice Ibovespa no Brasil, que também representa as maiores empresas listadas na bolsa de valores brasileira. No entanto, por possuir muitas empresas multinacionais e estrangeiras, não é usado para avaliar o desempenho da economia britânica.

O índice é calculado pela FTSE Group, empresa cujos donos são a London Stock Exchange e o grupo editorial Financial Times.

Como funciona a London Stock Exchange?

As empresas listadas podem estar em diferentes mercados na bolsa londrina. O principal deles é chamado Exchange’s Main Market.

Seu diferencial é possuir o maior nível de governança na bolsa e ser o mais global. Por esse motivo, ganha a confiança dos investidores. E com isso, é onde é possível acessar o maior volume de capital europeu, assim como obter a maior liquidez.

Por essa razão, esse mercado é a escolha de companhias maiores e mais maduras, que podem se beneficiar das vantagens do Main Market e atender os altos requisitos de governança e regulação.

Já as companhias menores são listadas na bolsa no mercado de acesso, chamado na London Stock Exchange de AIM. Desde que esse mercado foi criado em 1995, mais de 3.600 companhias pelo mundo escolheram abrir capital na AIM.

Similarmente, no Brasil há um programa parecido chamado Bovespa Mais.

Quais os investimentos disponíveis na London Stock Exchange?

Além desses mercados, a LSE também possui o Professional Securities Market (PSM), especializado em capitalizações de debt securities, títulos de dívida, e depositary receipts (DRs), recibos depositários.

A principal vantagem desse mercado é poder capitalizar sem ser necessário seguir regras rígidas como a do mercado acionário. Usuários desse mercado não precisam reportar balanços ou demonstrações financeiras no Reino Unido. Ao invés disso, podem utilizar suas demonstrações financeiras do país de origem.

As companhias que desejam ingressar no PSM precisam primeiro ter a aprovação da UK Listing Authority (UKLA), um órgão regulador do mercado de capitais do Reino Unido, e depois podem aplicar para a listagem na London Stock Exchange.

Qual a importância da bolsa da Inglaterra?

A bolsa da Inglaterra é muito importante para o mercado de investimentos, já que ela é uma das bolsas de valores mais antigas do mundo. Dessa forma, ela foi relevante para a evolução do mercado financeiro como um todo e para a manutenção dele não só na Inglaterra, mas em todo o mundo.

Além disso, mesmo passando por guerras, pandemias, catástrofes e outros eventos que afetaram todo o mundo ela continuou funcionando, mostrando sua resiliência e sua importância.

Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida sobre a London Stock Exchange, deixe um comentário abaixo!

Sair da versão mobile