Suno Artigos

Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA): o que é? Vale a pena investir?

certificado de recebíveis do agronegócio

Você conhece o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)?

Certificado de Recebíveis do Agronegócio é um dos investimentos de renda fixa que mais cresce no mercado de capitais brasileiro.  Segundo a  Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o CRA juntamente com o CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) tiveram um aumento de aproximadamente 70%, em relação a 2021.

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio é um título de renda fixa emitido por uma companhia securitizadora. Esses títulos possuem lastros em recebíveis de produtores rurais ou de outros agentes relacionados ao agronegócio.

Uma companhia securitizadora adquire o crédito do empresário, antecipando assim o seu recebível e, posteriormente, securitiza a operação e a coloca no mercado. Esses títulos são então adquiridos por investidores, que recebem os pagamentos conforme o fluxo de recebíveis for ocorrendo.

O CRA pode estar relacionado também às seguintes etapas do agronegócio:

Diferença entre CRA e LCA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio

O CRA pode, muitas vezes, ser confundido com a aplicação na LCA. Porém, existe mais de uma diferença entre CRA e LCA.

A LCA é a letra do crédito do agronegócio. Embora esteja também relacionada ao agronegócio, a LCA é emitida por instituição financeira, e não por uma companhia securitizadora. O CRA, em comparação com a LCA, possui prazos mais longos para vencimento, porém apresenta também maiores retornos.

Simplificando, quem investe em uma LCA está emprestando dinheiro ao banco, arriscando-se, assim, à inadimplência do banco. Quem obtém o CRA repassa os recursos para uma empresa do agronegócio, expondo-se ao risco de inadimplência da empresa.

Vantagens do CRA

Entre as principais vantagens do CRA, podemos citar a rentabilidade acima da média das operações de renda fixa.

A rentabilidade do CRA pode ser definida de diferentes formas, entre elas:

Isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Esta foi uma medida tomada para estimular o investimento neste tipo de operação no Brasil e, assim, incentivar o desenvolvimento do agronegócio.

Registro da CETIP nas operações, o que traz mais segurança ao investimento. A CETIP é responsável pelos títulos privados de renda fixa, bem como de títulos públicos municipais e estaduais, ela garante que às aplicações realizadas sejam registradas e possíveis de ser identificadas no CPF ou CNPJ de quem fez a operação, o que traz maior proteção e eficiência.

Previsão do fluxo de caixa das remunerações e amortizações do título, por ser um investimento em renda fixa.

Desvantagens do CRA

Por isso, o investidor precisa ser muito diligente ao aplicar em um certificado de recebíveis do agronegócio.

Sair da versão mobile