Suno Artigos

Agenda de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2019 (3T19)

A divulgação dos resultados do terceiro trimestre das empresas de capital aberto na B3 está sendo muito aguardada, por conta dos diversos acontecimentos econômicos desse período. No Brasil, o destaque foi para a aprovação da reforma da previdência e para a redução da Selic. No mundo, o acirramento das tensões comerciais entre EUA e China ganhou o noticiário econômico.

Por isso, não é à toa que investidores fiquem ansiosos pelo lançamento da agenda de resultados do terceiro trimestre do ano. Isso porque será por meio da divulgação dos resultados pelas companhias que poderemos observar o real efeito desses destaques econômicos.

O que esperar dos resultados do terceiro trimestre?

Apesar das mudanças que vêm sendo tomadas, o mercado provavelmente ainda está aguardando os sinais de reação da economia para deslanchar. Isto porque, apesar das reformas e indicativos que o governo vem dando, o crescimento real da economia, medido pelo PIB, ainda está estacionado.

Além disso, a inflação também permanece lenta, o que reitera o fato de que a atividade econômica do país ainda não engatou o crescimento.

E foi justamente por isso que, durante o terceiro trimestre, os investidores viram o Copom reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira, a Taxa Selic. As reduções determinadas pelo Copom e suas respectivas datas foram:

Como pode ser observado, ambas as mudanças da taxa básica ocorreram durante o terceiro trimestre do ano. Por isso, é possível esperar uma mudança no resultado financeiro das companhias. Afinal, a taxa não sofria alteração desde Maio de 2018, quando estacionou em 6,5% ao ano.

Já a bolsa, durante o terceiro trimestre de 2019, se manteve praticamente estável. Nesse sentido, a valorização do índice Ibovespa foi de apenas 3,74%. Diferente dos últimos trimestres, em que a bolsa experimentou movimentos de alta mais expressivos.

Projeções para os resultados do terceiro trimestre (3T19)

Como exposto, a mudança da taxa básica de juros (Selic) durante o terceiro trimestre de 2019 deve impactar o resultado financeiro das empresas. Isso porque esse resultado está diretamente ligado às receitas e às despesas das companhias com juros.

Então, esses juros acabam sendo impactados pelas alterações na Taxa Selic. Isto se deve ao fato de que a maioria das aplicações financeiras de liquidez das empresas estão indexadas ao CDI. Sendo que a taxa CDI, por sua vez, é uma derivação da Selic.

E outro fato que deve ser levado em consideração para as projeções dos resultados do 3T2019 é a redução da expectativa de crescimento do PIB pelos economistas. Nesse sentido, o Relatório Focus vem mostrando, a cada semana, uma nova redução da percepção desses profissionais sobre o aumento do produto deste ano.

Portanto, aquele alto crescimento previsto no início de 2019 certamente não irá ocorrer. No início do ano, a expectativa era de um crescimento de 2,6%. Contudo, atualmente o aumento esperado do PIB pelos economistas entrevistados pelo Bacen é de apenas 0,87%.

Isso irá se refletir, sem dúvida, nos resultados das companhias, as responsáveis pelo aumento da produção e do PIB do país. Em outras palavras, o crescimento que se esperava das empresas no início também não irá se concretizar.

Além disso, outro fato a se ressaltar é que, apesar de toda a expectativa pelos impactos econômicos da Reforma da Previdência, esta ainda não irá refletir nos resultados das empresas no terceiro trimestre. Isto é, os seus efeitos tendem a repercutir gradualmente apenas ao longo dos próximos anos, e não em 2019.

Portanto, é preciso acalmar os ânimos e esperar que os resultados trimestrais das empresas no 3T19 venham em linha com os do segundo trimestre.

Calendário de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2019 (3T19)

A divulgação dos resultados e balanços das empresas do terceiro trimestre começa no dia 10 de outubro e termina no dia 14 de novembro. Confira abaixo a lista, em ordem cronológica, do calendário de resultados do terceiro trimestre de 2019 (3T2019) das principais empresas listadas na B3.

 

*As datas de divulgação dos resultados podem sofrer mudanças de acordo com a empresa.

 

Quer ter acesso a agenda de resultados do terceiro trimestre de 2019 completa, todos os dias no seu email? Assine acima a nossa newsletter Radar do Mercado e receba, diretamente, um resumo diário com os principais fatos do mercado e resultados do dia.

Sair da versão mobile