Suno Artigos

Acordo de cooperação: saiba como funciona essa forma de parceria

Acordo de cooperação

acordo-cooperacao

Há várias formas de estabelecer vínculo cooperativo entre organizações. Uma das mais utilizadas é o chamado Acordo de Cooperação.

Por ser um acordo de cooperação, não existe o compartilhamento de responsabilidades e de recursos financeiros — como acontece em uma sociedade, por exemplo. Por isso, esse tipo de parceria traz uma série de vantagens para ambas as partes.

O que é o Acordo de Cooperação?

O Acordo de Cooperação é uma forma de colaboração entre organizações que não implica a constituição de uma nova entidade e nem transferência de recursos financeiros — ao contrário de outras formas de cooperação.

Dessa forma, o Acordo de Cooperação se refere a um instrumento formal de cooperação entre instituições que tenham interesses e condições equivalentes ou recíprocos.

O negócio pode incluir acordos técnicos e financeiros, bem como parcerias, as quais podem ser consideradas a forma mais evoluída de cooperação.

Como funciona o Acordo de Cooperação?

Em geral, este acordo é estabelecido oficialmente entre entes públicos ou entre entes públicos e privados. Assim, todos podem atingir um propósito em comum que atenda ao interesse público.

Existe diferenças entre o conceito de Acordo de Cooperação e as definições de Termo de Colaboração e Termo de Fomento:

O Acordo de Cooperação requer a especificação dos objetivos a serem atingidos e em que natureza se enquadram:

  1. Ensino;
  2. Pesquisa;
  3. Extensão;
  4. Desenvolvimento institucional tecnológico ou científico.

O instrumento firmado entre as duas partes envolvidas deve conter justificativa e formas de cooperação.

Mecanismos que devem estar no Acordo de Cooperação

Dentre os principais dispositivos que devem constar no documento de acordo de cooperação, estão:

Os acordos de cooperação estão expressos no Parecer 15/2013 da Advocacia Geral da União (AGU).

Segundo a AGU, o Acordo de Cooperação é um instrumento jurídico formalizado entre órgãos e entidades da Administração Pública. Mas também pode ser entre essas organizações e entidades privadas sem fins lucrativos.

O objetivo desta parceria, ainda de acordo com a AGU, é firmar mútua cooperação para execução de projetos ou atividades, programas de trabalho ou eventos de mútuo interesse.

A Lei nº 13.019/2014, que começou a viger em 2016, para os municípios em 2017, aborda a norma geral de regulação das parcerias entre a Administração Pública e as entidades do Terceiro Setor (ONGs), ou seja, organizações da sociedade civil.

Qual a importância dos Acordos de Cooperação?

O conceito de Acordo de Cooperação remete a uma parceria em que as duas partes envolvidas devem fornecer conhecimento, equipamentos ou instrumentos — e, se possível, equipe.

Esta cooperação visa a determinado objetivo acordado, e ocorre comumente nas áreas técnicas e científicas, sendo que cada organização envolvida realiza as atividades propostas através dos recursos de que dispõe.

Assim, o Acordo de Cooperação difere de convênios, termos de execução descentralizada e contratos de repasse porque não é permitida a transferência de recursos financeiros entre os envolvidos.

Dessa forma, o Acordo de Cooperação pode ser uma excelente alternativa para desenvolver o setor de pesquisa e tecnologia nas empresas, por exemplo. Para saber mais sobre isso, confira agora mesmo o nosso minicurso gratuito sobre Valuation e Precificação de Ativos e entenda a importância dessa e de outras áreas no valor de um negócio.

Sair da versão mobile