Suno Artigos

Ação revisional de juros: saiba como funciona este recurso

ação revisional de juros

A ação revisional de juros é uma das medidas tomadas por muitas pessoas que têm procurado o amparo da lei ao se sentirem lesadas pela cobrança de juros abusivos.

A ação revisional de juros demanda cuidados, mas pode ser uma boa opção para quem não quer prejudicar suas finanças pessoais com juros abusivos.

O que é a ação revisional de juros?

Ação Revisional de juros é a requisição judicial que visa verificar e corrigir um contrato de financiamento. Entre os seus objetivos, o principal é reduzir ou extinguir o saldo devedor.

Embora qualquer operação bancária demande a existência de um contrato, esse tipo de questionamento costuma ocorrer, em especial, por quem fez um financiamento e está insatisfeito com possíveis juros abusivos cobrados sobre ele.

As ações mais recorrentes abordam:

Porém, outros tipos de contrato também podem ser revisados juridicamente, a depender da vontade do consumidor.

Como entrar com uma ação revisional?

A Constituição, em seu artigo 5º, parágrafo XXXV, garante a todo cidadão o direito de pedir a revisão dos seus contratos na Justiça, caso sinta-se lesado de alguma forma.

Então, para entrar com esta ação de revisão de contrato, é preciso procurar um advogado especializado no tema. Ele deverá analisar o documento para verificar se a cobrança é, de fato, indevida.

Dessa forma, vale até mesmo uma segunda (e até terceira) opinião. Isso porque é bom ter certeza de que há algo errado no contrato antes de ingressar com a ação.

Afinal, todo processo judicial envolve custos, que nem sempre serão vantajosos.  Ainda mais se o juiz der ganho de causa para a instituição financeira. Deste modo, é preciso ser criterioso para não sair no prejuízo. É preciso fazer as contas de quanto custa uma ação revisional.

É importante lembrar que um entendimento comum sobre juros abusivos é de que são aqueles que ultrapassam a taxa média de juros praticada pelo mercado.

Como funciona uma ação revisional de juros?

Ao decidir entrar com uma ação, o requerente deve ter em mente que, assim como qualquer processo judicial, os pedidos de ação revisional de juros podem demorar a chegar em uma conclusão.

Portanto, o advogado entrará inicialmente com o pedido de revisão contratual. Nesta petição, o advogado solicitará uma liminar para impedir que o banco negative o nome do cliente ou apreenda algum dos seus bens.

Em alguns casos, o advogado pedirá ainda para que o cliente faça o depósito mensal do valor considerado justo em uma conta judicial. Em seguida, o juiz decidirá se concede a liminar ou não, seja de forma parcial ou integral.

Caso o pedido for negado, o advogado pode recorrer. Se for aceito, o processo seguirá até que saia a decisão sobre o pedido principal – a ação revisional de contrato.

O intuito de um processo deste tipo é obter o cálculo revisional destes juros, excluir uma cláusula ilegal e até a restituição de valores pagos indevidamente.

Dessa forma, é comum que as partes entrem em um acordo antes mesmo do final do processo. O que torna difícil mensurar o quanto demora uma revisão de contrato.

Está precisando organizar o orçamento familiar? Baixe a a planilha de orçamento familiar da Suno.

Como se proteger desse tipo de situação?

É importante salientar que o conhecimento é a melhor arma contra armadilhas contratuais. Isso torna fundamental a leitura de todos os detalhes antes da assinatura de um contrato.

Foi possível saber mais sobre ação revisional de juros? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Sair da versão mobile