O cenário econômico deve se tornar mais volátil nos próximos meses e, por isso, os investidores devem buscar maior diversificação em seus portfólios de investimentos. A avaliação é de Bruno Marangoni, CEO da gestora SPX Capital, que participou da Expert XP 2025.
Segundo ele, é preciso ir além da renda fixa e considerar alternativas com gestão ativa. “É hora do investidor ter portfólio diferenciado, não colocar todos os ovos na mesma cesta, não estar só na renda fixa, procurar bons gestores”, afirmou o executivo.
Durante a palestra, o executivo falou sobre os impactos das tensões macroeconômicas e das eleições 2026 para os investimentos, destacando que estes fatores devem aumentar a volatilidade do mercado.
Investimentos isentos e o risco de olhar apenas para o curto prazo
O CEO da SPX destacou ainda o comportamento cíclico do investidor brasileiro diante das mudanças nos juros. “Outro dia os juros estavam a 2% e ninguém queria saber de crédito ou renda fixa, o investidor queria pular direto da NTN-B para o venture capital. Agora, com os juros a 15%, todo mundo só quer saber de renda fixa”, comentou ele.
Apesar da atratividade atual da renda fixa, especialmente dos ativos isentos de imposto de renda, Marangoni acredita que é necessário equilíbrio.
“Eu acho que os investidores vão continuar alocando na renda fixa, especialmente na renda fixa isenta. Acho que esse fluxo vai continuar, mas acho que estamos nos aproximando de um período bastante volátil. Acho que é hora do investidor ter um portfólio mais balanceado. É hora de balancear um pouco mais”, disse ele.
Ele também reforçou que a isenção fiscal, por si só, não deve ser o único critério para escolha de ativos na hora de montar um portfólio de investimentos. “Pensar na isenção fiscal não necessariamente significa que você está comprando uma coisa com pouco potencial de retorno. Eu acho que tem muita coisa que já não faz mais o menor sentido, comprar simplesmente por conta da isenção. Mas tem muita coisa isenta realmente interessante. Tem que olhar produto a produto”, destacou o CEO da SPX.
Notícias Relacionadas