A Vivo (VIVT3) anunciou nesta sexta-feira (22) o início da operação comercial do sinal de 5.5G, também chamado de 5G Advanced. A tecnologia, que promete maior velocidade e menor latência, já está disponível na região central de Brasília e na mega loja da operadora no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. A empresa afirmou que pretende expandir a cobertura ao longo do ano.
Primeiro lançamento comercial de 5.5G no Brasil pela VIVT3
O lançamento marca a primeira operação de 5.5G no Brasil, pouco mais de um ano após a Vivo realizar testes da tecnologia. Concorrentes como TIM e Claro também já realizaram testes semelhantes, mas ainda não anunciaram operações comerciais.
De acordo com a companhia, a rede 5.5G atingiu picos de velocidade de 2 Gbps, número muito superior à média de 450 mbps observada no 5G no Brasil, segundo levantamento da Ookla.
Para alcançar esses resultados, a Vivo combinou espectros de 3,5 GHz, 2,3 GHz e 2,1 GHz, adotando também o fatiamento de rede (network slicing). Esse recurso permite criar “fatias” dedicadas do espectro, que podem ser direcionadas a usos específicos, como aplicações críticas em fábricas e logística.
“Com o 5G Advanced, evoluímos nossa infraestrutura, preparando a rede para atender pessoas e empresas em diferentes necessidades de uso”, disse Elmo Matos, diretor de Core e Rede Móvel da Vivo.
O acesso ao 5.5G exige que o cliente possua um plano da Vivo, chip habilitado e aparelho compatível com a tecnologia 5G Standalone com agregação de frequências, configuração que pode ser feita no aplicativo da operadora.
Com a chegada dessa nova geração, a Vivo (VIVT3) também reforça sua preparação para a futura adoção do 6G, esperado para o início da próxima década.
Com informações da Agência Estado
Notícias Relacionadas