Ícone do site Suno Notícias

Susep divulga novos aprovados em lista para sandbox regulatório

Darwin, startup de seguros de automóveis, foi uma das selecionadas pela Susep - Foto: Divulgação

Darwin, startup de seguros de automóveis, foi uma das selecionadas pela Susep - Foto: Divulgação

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou nesta segunda-feira a relação dos 21 projetos selecionados para participar da segunda edição de seu “sandbox”, regime regulatório flexível que permite inovação e experimentação.

As empresas iniciam agora o processo de autorização para poderem atuar, por até três anos, com menor custo regulatório e mais flexibilidade. Segundo a Susep, os projetos selecionados trazem novidades para o mercado, com uso de telemetria (colega remota de informações), geolocalização e imagens de satélite para melhorar a cobertura e a regulação dos sinistros.

As propostas incluem ainda produtos alinhados com tendências de home office e a agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), por exemplo.

Rafael Scherre, diretor técnico da Susep, conta que foram selecionadas propostas com modelos de negócios aderentes ao ambiente regulatório experimental.

A ideia é que haja introdução de novos serviços e novas formas de prestar serviços tradicionais no mercado de seguros ou novos produtos. “Esperamos resultados que beneficiem diretamente a vida dos consumidores”, afirma Scherre.

Susep testará regulação de sinistros

No “sandboxregulatório foram selecionados projetos que oferecem seguros em formato pay-per-use (traduzido, “pague pelo uso”) e coberturas intermitentes para proteção de automóveis, residências e, inclusive, práticas esportivas.

Há também propostas que atendem seguros agrícolas paramétricos, que protegem os resultados do negócio de oscilações climáticas, por exemplo.

Outras inovações que serão testadas são o uso de tecnologias avançadas para monitoramento e regulação de sinistros focados na inclusão de produtores rurais de pequeno e médio porte; microsseguros de danos; seguros para caminhões; seguros de fiança locatícia em formatos simples e inéditos; seguros para passageiros que busquem reduzir perdas com cancelamento e remarcação de passagens aéreas e hotéis.

Veja a lista de projetos aprovados pela Susep:

Empresa / Linha de negócio

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile