O Santander divulgou nesta quinta-feira (11) um novo relatório sobre as ações do Assaí (ASAI3) e posicionou a companhia como sua principal escolha no setor de varejo alimentar. A recomendação foi reiterada em “outperform” (desempenho acima da média), com potencial de alta superior a 40%.
O preço-alvo para as ações do Assaí para o final de 2026 foi elevado para R$ 14, ante uma projeção anterior de R$ 10. A decisão levou em conta os resultados do segundo trimestre de 2025 e as expectativas de corte de juros no país.
O relatório destacou ainda que a companhia segue bem posicionada para capturar ganhos de rentabilidade, especialmente com a maturação das lojas convertidas e novos projetos de marcas próprias e categorias sazonais.
Santander atualiza estimativas para Assaí (ASAI3)
No relatório, o Santander destacou que a rentabilidade foi o grande diferencial nos primeiros meses de 2025. A margem EBITDA do Assaí chegou a 5,6% no primeiro semestre, um avanço de aproximadamente 30 pontos-base em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o banco, mesmo que parte dessa melhora seja explicada por efeitos pontuais, existe uma tendência consistente de ganhos, sustentada principalmente pela maturação das lojas convertidas e pela expansão dos serviços oferecidos dentro das unidades.
Um exemplo citado foi o desempenho das lojas oriundas da conversão dos antigos hipermercados Extra. As 47 lojas convertidas em 2022 estão operando em um nível de rentabilidade superior ao da operação consolidada”, destaca o relatório.
O banco também ressaltou o papel dos serviços de açougues, padarias e outros balcões dentro das lojas, que chegaram a 731 no segundo trimestre. Esse número representa alta de 63% na comparação com o mesmo período de 2024 e contribuiu diretamente para a expansão das margens, ao aumentar a diversidade de produtos e melhorar o aproveitamento da estrutura operacional.
Segundo a casa, mesmo em um cenário de consumo mais pressionado, o Assaí (ASAI3) conseguiu sustentar ganhos de rentabilidade e eficiência, o que reforça a visão positiva em relação ao negócio.
Notícias Relacionadas