Ícone do site Suno Notícias

Por que as ações da Raízen (RAIZ4) estão subindo mais de 6% hoje? Entenda

Raízen (RAIZ4)

Raízen (RAIZ4). Foto: Divulgação

As ações da Raízen (RAIZ4) estão em forte alta nesta segunda-feira (8), acompanhando notícias envolvendo a companhia e sua controladora, a Cosan. Às 14h, os papéis avançavam 6,25%, cotados a R$ 1,36, e figuravam entre as maiores valorizações do Ibovespa, que recuava 0,67%, aos 141.681 pontos.

O movimento ocorre após a Raízen reiterar, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que vem avaliando alternativas estratégicas de capitalização em conjunto com seus controladores. A empresa ressaltou, no entanto, que não há decisão formal ou condições definidas sobre eventual operação.

Por que as ações da Raízen (RAIZ4) estão subindo?

Além do comunicado divulgado pela Raízen, o mercado repercute informações sobre potenciais mudanças na estrutura de controle da Cosan (CSAN3), controladora da empresa. De acordo com uma reportagem do colunista Lauro Jardim, em O Globo, apontou que o banqueiro André Esteves, presidente do conselho do BTG Pactual, tem demonstrado interesse em adquirir participação na holding.

Segundo a publicação, caso as tratativas avancem, Esteves pode se tornar cocontrolador da Cosan ao lado de Rubens Ometto.

Além disso, informações apuradas pelo Pipeline, do jornal Valor Econômico, indicam que a Cosan está em negociações bilionárias com diferentes investidores. Entre os potenciais interessados estão os Feffer, controladores da Suzano, e André Esteves, que avalia investir de forma direta e também por meio de fundos geridos pelo BTG.

De acordo com a reportagem, outros grupos, como a Perfin e a EB Capital, também demonstraram interesse em adquirir uma fatia da dona da controladora da Raízen (RAIZ4). O objetivo dessas negociações seria viabilizar um aumento de capital, capaz de fortalecer financeiramente a companhia e suas subsidiárias.

Sair da versão mobile