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Portal de Compras Públicas: Govtech faz ‘match’ de empresas às necessidades do setor público

Conheça projeto do Portal de Compras Públicas, que liga empresas às necessidades de prefeituras em mais da metade dos municípios brasileiros.

Conheça projeto do Portal de Compras Públicas, que liga empresas às necessidades de prefeituras em mais da metade dos municípios brasileiros. - Foto: Divulgação/ Portal de Compras Públicas / Facebook

A govtech Portal de Compras Públicas oferece um serviço que o próprio nome já diz: conecta empresas da iniciativa privada para as necessidades de entes públicos, permitindo a otimização do processo de compras públicas.

A govtech atende atualmente mais de 3 mil prefeituras (dos 5.565 municípios em território nacional), por meio de um marketplace de licitações, fazendo o “match” de oportunidades entre fornecedores de produtos ou serviços e os órgãos públicos.

Criado pelos irmãos, Bruno e Leonardo Ladeira, “um com a mente para vendas, outro para tecnologia”, o Portal de Compras Públicas promove atualmente uma economia de até 28% aos cofres públicos, estimulando a concorrência na iniciativa privada por todo o país. “Literalmente, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) mesmo, pois temos clientes em ambos os municípios,” comenta Leonardo.

Surgimento do Portal de Compras Públicas

A história da startup Portal de Compras Públicas tem início em 2002, após a primeira lei do pregão eletrônico no Brasil. Inicialmente, de 2003 a 2008, os irmãos Ladeira lançaram a primeira versão em um modelo bem tradicional de prestação de serviços, com venda de software para que os municípios
concretizassem suas licenças de forma eletrônica.

Em 2008, o raciocínio deles virou uma chave: “percebemos que os contratantes buscavam um serviço ao invés de uma licença e assim começamos com uma versão white label”, explica Leonardo. O modelo da época continha as ferramentas necessárias para que a mecânica funcionasse de forma personalizada: com oferta de data center, central de atendimento, bilhetagem,

O modelo de negócio como é hoje só foi consolidado mesmo em 2016, com a concentração de gestores públicos e fornecedores em um só lugar: o site do Portal de Compras Públicas.

Como funciona o “match” entre empresas e Estado

A plataforma do Portal de Compras Públicas é o maior marketplace privado de compras públicas do país atualmente.

Por meio de um “match” entre compradores (entes públicos) e fornecedores (empreendedores) que desejam vender para o governo por meio de licitações, a tecnologia encontra a oferta e a demanda correspondentes e permite que empresas falam ofertas para proporcionar o melhor valor às prefeituras.

Através desse sistema, o portal aumenta a concorrência, impulsiona a visibilidade dos negócios dos fornecedores e contribui para a redução de preços. Ao todo, a govtech estima que a economicidade nos cofres públicos chegue em até 28% e dinamizando concorrências em até 76%.

Leonardo explica que quando falamos do dinheiro salvo pelos cofres, fala-se em “economicidade” ao invés de “economia”: “A diferença é que os valores vão ser gastos de todo jeito pelo governo, mas poderão ser convertidos em mais serviços,” comenta.

Serviço Freemium

Na govtech, as prefeituras e demais órgãos públicos, não tem qualquer tipo de cobrança. Para as empresas, é possível utilizar os serviços gratuitos de “match” e processos licitatórios pequenos. Para processos maiores, existe uma assinatura de R$ 144,00 mensais.

“A nossa plataforma de Compras Públicas está 100% integrada à nova lei de licitações e contratos, o que a torna ainda mais eficiente e ágil para os processos de compras públicas,” afirma Leonardo.

Planos de Expansão para o Portal de Compras Públicas

Com um volume de transações diárias que alcança cerca de R$ 350 milhões em processos licitatórios, a startup tem planos ambiciosos para o futuro. A empresa busca aumentar sua participação no mercado por meio de serviços relacionados indiretamente ao processo de compras, como antecipação de recebíveis e seguros. O objetivo é aumentar o “share of wallet” e oferecer soluções ainda mais abrangentes para compradores e fornecedores.

Em 2022, foram transacionados dentro da plataforma mais de R$ 100 bilhões e as expectativas são de atingir R$ 140 milhões em 2023, um crescimento de 40% ano a ano.

Além disso, o Portal de Compras Públicas quer explorar a jornada do vendedor e monetizar por meio de serviços que agreguem valor ao processo de compras públicas. A empresa pretende garantir a transparência e a segurança dos serviços oferecidos, consolidando-se como referência no mercado de compras públicas e fortalecendo seu papel como facilitadora entre a iniciativa privada e o setor público.

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