A Marcopolo (POMO4) continua se firmando como uma das ações mais recomendadas entre as small caps para julho, com projeções positivas de casas de análise como XP Investimentos e BTG Pactual. O papel é visto como uma oportunidade de carrego, com potencial de valorização no segundo semestre.
A forte presença das ações da Marcopolo nas carteiras recomendadas de small caps reflete não apenas sua atratividade nos preços, mas também a leitura do mercado de que a empresa está bem posicionada para capturar a retomada gradual do setor de mobilidade.
O avanço de projetos de transporte urbano, escolar e rodoviário, somado à recuperação do consumo, favorece a demanda por veículos pesados — um segmento com margens mais altas e foco estratégico da companhia para os próximos trimestres.
A XP aponta sinais de recuperação tanto na indústria quanto na operação da companhia, com destaque para o cenário macro mais favorável:
“Performance positiva, com dados da indústria em recuperação e melhores indicações pela empresa de um melhor mix a partir do 2T25. Esperamos uma recuperação de demanda reprimida no setor, refletindo um cenário macro mais favorável, com fechamento de curva longa de juros.”
Já o BTG Pactual reconhece que o primeiro trimestre foi fraco, devido à menor produção e vendas concentradas em modelos de baixa margem. No entanto, os analistas esperam melhora da rentabilidade com o avanço das entregas de ônibus pesados e afirmam que a ação segue como uma “tese atrativa de carrego e crescimento de lucros”, apoiada em múltiplo P/L de 7x para 2025 e dividend yield de 9%.
Por que investir em Marcopolo?
Com fundamentos sólidos, expectativa de melhora operacional e forte geração de caixa, a Marcopolo chama atenção dos analistas em um ambiente de retomada gradual da demanda por mobilidade. A empresa também se destaca por estar bem posicionada para capturar o novo ciclo de investimentos em transporte urbano e rodoviário.
Outras ações que figuram entre as mais indicadas nas carteiras de julho incluem Intelbras (INTB3), Orizon (ORVR3), Banco Inter (INBR32) e Minerva (BEEF3).
Vale destacar que esta matéria não representa uma indicação de compra ou venda das ações da Marcopolo (POMO4).