Ícone do site Suno Notícias

Lockdowns influenciam uma recuperação econômica mais rápida, diz FMI

Lockdowns influenciam uma recuperação econômica mais rápida, diz FMI

Lockdowns influenciam uma recuperação econômica mais rápida, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta quinta-feira (8) que a adoção de medidas de isolamento social por países ao redor do mundo na primeira metade de 2020, com a finalidade de conter o avanço do coronavírus (Covid-19), prejudicou essas economias, em um momento de “contração dramática” em escala global. Entretanto, essas medidas podem colaborar com uma recuperação mais rápida e eficaz, relatou o documento.

Segundo o FMI, a análise feita por seus economistas revelou uma relação entre o lockdown imposto pelos governos e uma maior contração econômica. Ou até mesmo em casos de distanciamento social adotadas de maneira voluntária pela população, que também sofreram maiores impactos em suas economias.

“Na realidade, a análise sugere que lockdowns e distanciamento social voluntário tiveram papel quase comparável”, diz o documento do fundo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Apesar disso, o relatório informou que não tomar nenhuma medida de contenção e permitir que a doença “se espalhe sem controle” gera “consequências econômicas desastrosas”. Portanto, a suspenção do distanciamento social não leva à recuperação rápida da economia.

“Apesar de o relaxamento de medidas de lockdown poder levar a uma recuperação parcial, é provável que a atividade econômica permaneça reduzida enquanto houver riscos à saúde”, revelou o FMI.

De acordo com o documento, medidas tomadas cedo e que sejam mais severas possibilitam a redução significativa do número de casos de infeções.

“Apesar de envolver custos econômicos de curto prazo, medidas de lockdown podem abrir caminho para uma recuperação mais rápida ao conter a propagação do vírus e, com o tempo, reduzir a necessidade de distanciamento
social voluntário, possivelmente com efeitos gerais positivos na economia”, informou o fundo.

Além disso, o FMI sugeriu que os países busquem maneiras alternativas de conter o avanço do vírus, com custos econômicos menores, citando como exemplo a ampliação do volume de testes e do rastreamento de contatos, a promoção do uso de máscaras e o incentivo ao home office.

FMI: “a economia global está menos sombria do que se esperava”

O porta-voz do Fundo Monetário Internacional, Gerry Rice, informou no dia 24 de setembro que as estimativas feitas há três meses para o cenário econômico global eram “mais sombrias” do que os resultados recentes apontaram, citando o desempenho da China e de outras potências mundiais econômicas.

De acordo com o porta-voz do FMI, os dados econômicos recentes registraram resultados melhores que o previsto, porém, o cenário global permanece desafiador em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, que prejudicou diversos setores da economia.

Saiba Mais:  FMI: “a economia global está menos sombria do que se esperava”

Ao falar sobre os países em desenvolvimento e mercados emergentes, Rice expressou preocupação, principalmente com o aumento dos níveis da dívida, apontando que a a situação está “precária” na maioria destas nações, com exceção da China.

O porta-voz informou ainda que o FMI está pressionando o G20, para que ocorra a prorrogação de uma iniciativa que adie os pagamentos do serviço de dívida bilateral por países que enfrentam maiores dificuldades para depois de 2020.

 

Sair da versão mobile