Ícone do site Suno Notícias

Dívidas da Livraria Cultura passam dos R$ 3 milhões; empresa enfrenta dois pedidos de despejo

Assembleia da Livraria Cultura aprova venda da Estante Virtual

Assembleia da Livraria Cultura aprova venda da Estante Virtual

A Livraria Cultura, a maior rede de livrarias do Brasil, contém 11 processos no Tribunal de Justiça de São Paulo que pedindo a interferência do governo no não pagamento de dívidas por parte da Cultura. A somatória total das dívidas gira em torno de 1,5 milhões de reais.

Dentre as empresas que processaram a Livraria Cultura, estão as editoras Editora Brasil, empresas de brinquedo – Meeple Br – e também em empresas de distribuição de produtos eletrônicos, como SND.
Agravando ainda mais o problema, a companhia tem registrado dois pedidos de despejo. O pagamento atraso do aluguel dos terrenos também chega na casa de 1,5 milhões de reais.

A Cultura, desde a recessão econômica de 2015 a 2018, enfrenta severos problemas financeiros, além de estar exposto ao difícil momento vivido pelo setor de livros no Brasil.

Em nota, a empresa disse que está encolhendo o mercado editorial – livros impressos- desde 2014, para conseguir se adaptar a nova realidade tecnológica. Apesar disso, nos balanços trimestrais, o setor editorial vem mostrando crescimento e dando um fôlego para as contas da empresa.

Uma das medidas tomadas pela Livraria Cultura, graças ao momento financeiro ruim, foi a finalização da operação da Fnac no Brasil em jogas físicas. A Cultura, em nota, avisou que os serviços da Fnac seriam apenas online, entretanto, desde a semana passada o site da loja está fora do ar.

Sair da versão mobile