Ícone do site Suno Notícias

Itaú e StanChart fazem parceria em blockchain na América Latina

Cade reabre inquérito contra bancos sobre corretoras de criptomoedas

Cade reabre inquérito contra bancos sobre corretoras de criptomoedas

Os bancos Itaú Unibanco e o britânico Standard Chartered firmaram parceria para desenvolvimento de uma plataforma com base em blockchain. A finalidade desta plataforma é realizar empréstimos sindicalizados, disseram as empresas na segunda-feira (03).

O Itaú captou US$ 100 milhões com a Standard Chartered e o Wells Fargo em um empréstimo sindicalizado para testar a plataforma de blockchain, de acordo com a Reuters.

Saiba mais – Conheça as 5 criptomoedas mais valiosas do mercado 

“Os bancos negociaram todos os termos do empréstimo através da plataforma de blockchain”, disse Ricardo Nuno, diretor de tesouraria no Itaú. Não houve transferência de dinheiro, embora a plataforma vá conseguir o fazer no futuro.

Nuno também informou que o Itaú Unibanco está analisando a possibilidade de utilizar a plataforma blockchain para empréstimos a clientes, e acrescentou que a plataforma ajudou os bancos a cortar custos legais e reduziu o número de mensagens trocadas entre as partes.

Saiba mais – Hackers utilizam falsa atualização do Flash Player para minerar criptomoedas 

Blockchain

O blockchain é uma tecnologia de transações que não mantém os registros centralizados, como é o caso dos bancos. Por meio de uma rede de computadores que mineram os dados das transações, os registros ficam espalhados por toda a rede, e não em apenas uma máquina.

Uma vantagem desta tecnologia é que seu uso pelos bancos pode reduzir o risco de fraude nas operações financeiras.

O banco espanhol BBVA se tornou o primeiro banco a realizar um empréstimo corporativo via blockchain, em abril deste ano. Atualmente, a empresa faz pesquisa para também utilizá-lo em empréstimos sindicalizados.

Sair da versão mobile