Ícone do site Suno Notícias

Imposto de Renda 2025: Receita paga hoje maior lote de restituição da história

Imposto de renda 2025

Imposto de renda 2025. Foto: Pixabay

A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Serão depositados R$ 11 bilhões para 6.545.322 contribuintes, no maior lote já registrado tanto em número de beneficiados quanto em valor total.

O pagamento será feito ao longo do dia na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Este lote contempla apenas contribuintes com algum tipo de prioridade, incluindo também restituições residuais de anos anteriores.

Quem recebe neste lote do Imposto de Renda 2025

Do total liberado, 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix terão prioridade no recebimento. Outros grupos com prioridade legal também estão incluídos:

Neste lote, não há restituições para quem não se enquadra nos critérios de prioridade.

Como consultar o pagamento da restituição

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Se o nome não estiver na lista, o contribuinte pode verificar a situação da declaração no e-CAC. Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora para regularização e aguardar os próximos lotes.

Calendário de restituições do Imposto de Renda 2025

Como receber o valor corretamente

Os pagamentos são feitos exclusivamente em contas bancárias ou chaves Pix de titularidade do contribuinte. Quem não receber a restituição pode reagendar o crédito no site do Banco do Brasil ou pelos telefones da Central de Relacionamento (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais regiões e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).

Se o valor referente à restituição do Imposto de Renda 2025 não for resgatado em até um ano, será necessário solicitá-lo novamente por meio do Portal e-CAC.

Sair da versão mobile