Ícone do site Suno Notícias

Guedes será conselheiro da Secretaria da Fazenda em SP, diz coordenador da transição de Tarcísio

Guedes diz que desempenho da economia foi bem melhor durante governo Bolsonaro

Paulo Guedes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após circular a notícia de que Paulo Guedes assumiria a Secretário da Fazenda de São Paulo, a informação foi desmentida por Guilherme Afif Domingos (PSD), coordenador da transição do governo eleito de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Contudo, Afif afirmou que o atual ministro da Economia atuará como conselheiro especial da secretaria.

Ao Estadão Broadcast, o coordenador destacou que responsável pela Secretaria da Fazenda pode ser anunciado em breve, mas que Guedes não deverá ser apontado. “Temos conversado com ele, eu e o Tarcísio, sobre uma forma de participação” disse.

Para Afif, “é complicado que um cara com essa bagagem” não receba o devido reconhecimento. No entanto, segundo o coordenador, Guedes tem um grande capital e seria um “um excelente conselheiro”.

“É difícil para ele [Guedes] ser secretário, exatamente pelo fato de a secretaria ser uma função burocrática. Não é a característica dele, ele é um pensador. Não vem para ser secretário, mas espero que ele venha pra ser um conselheiro nosso”, concluiu.

Samuel Kinoshita pode assumir a pasta

Se de um lado o nome de Guedes foi descartado, outro nome surgiu como um possível “plano B” para a Secretaria da Fazenda de São Paulo. Em entrevista ao canal CNN Brasil, na segunda-feira (5), o governador eleito teria sinalizado a escolha de Samuel Kinoshita para a pasta.

O economista, que coordenou toda a área econômica do programa de Tarcísio, é a uma das opções para gerir a economia paulista. Kinoshita foi assessor especial do Ministério da Economia, entre 2019 e 2021, e membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil, entre 2020 e 2022.

Caio Paes de Andrade aceita convite de Tarcísio para o governo em SP

Na noite desta terça-feira (6), a Petrobras (PETR4) confirmou que o atual presidente da empresa, Caio Mário Paes de Andrade, aceitou o convite do futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para fazer parte da equipe do futuro governo em SP.

Tarcísio de Freitas já tinha comunicado, via Twitter, que o atual presidente da Petrobras será secretário de Gestão e Governo Digital.

“Novos nomes para o nosso time. Caio Paes de Andrade para Gestão e Governo Digital, Lucas Ferraz para Assuntos Internacionais, Lais Vita para a Comunicação e Coronel Sérgio Codelo para o Departamento de Estradas de Rodagem. Vamos em frente, mostrar que SP pode ir ainda mais longe!”, publicou Tarcísio no Twitter.

Em relação à Secretaria da Fazenda, ainda que o nome de Paulo Guedes tenha sido descartado, o indicado pode ser anunciado ainda nesta quarta-feira (7).

Sair da versão mobile