Ícone do site Suno Notícias

Governo francês acusa TikTok de expor menores de idade

TikTok deve anunciar nesta segunda seu comprador nos EUA

TikTok deve anunciar nesta segunda seu comprador nos EUA

O governo da França acusou o popular aplicativo TikTok de expor menores de idade sem nenhuma proteção. A secretária de estado para a igualdade de gênero e para a luta contra as discriminações, Marléne Schiappa, pediu “medidas drásticas” após o surgimento de acusações de abusos e assédios na plataforma digital.

Na França o hashtag #BalanceTonTiktokeur (denuncia seu usuário do TiKTok, na tradução em português) se tornou um trend topic nas últimas semanas. O hastag seguiu a onda de #BalancTonPorc e #BalanceTonYoutubeur, a versão francesa do movimento #MeToo.

Dessa vez foram denunciados os comportamentos inapropriados das jovens estrelas do TikTok. A rede social de compartilhamento de vídeos curtos muito popular entre os adolescentes, e que superou recentemente os dois bilhões de downloads, começando a ameaçar o domínio do YouTube.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os abusos denunciados pelos usuários são principalmente pedidos de fotos sem roupas para menores e pre-adolescentes, insultos e frases violentas contra mulheres e gays. Além disso, haveria vídeos onde crianças imitam atos sexuais e a banalização da violência sexual.

Governo francês pede encontro com executivos do TikTok

A secretária Schiappa se disse indignada e solicitou um encontro com as lideranças do aplicativo para que elas tomem providências. “TikTok é a rede social de nossas crianças e adolescentes, deve ser um espaço seguro. Estou chocada pelas denúncias de abusos, chantagens e violências sexuais. Peço imediatamente um encontro com os executivos do TikTok: devemos tomar medidas drásticas!”.

Aguardando uma resposta do aplicativo, Schiappa salientou seu “total suporte às vítimas desses fatos”, e pediu para os pais de “enfrentar o problema com seus filhos”. O governo francês lançou um site (arretonslesviolences.gouv.fr) onde é possível pedir ajuda para agentes especializados da polícia contra esses tipos de abusos 24 horas por dia.

O coletivo feminista NousToutes também expressou seu apoio às vítimas desse assédio cibernético.

Saiba mais: TikTok: Dona do aplicativo tem receita de US$ 5,6 bi no 1T20

Criada em 2016, TikTok é de propriedade do grupo chinês ByteDance, do bilionário Yiming Zhang. A empresa contratou recentemente como novo CEO Kevin Mayer, ex responsável dos conteúdos estratégicos da Dysney. Ele terá a responsabilidade de controlar e moderar os conteúdos, mas também criar novos serviços como o de pagamentos online.

Sair da versão mobile