A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou nesta quinta-feira (20) que as vendas online das farmácias cresceram em 106% durante a pandemia do coronavírus (covid-19).
As 26 redes de farmácias que formam a Abrafarma foram capazes de movimentar R$ 718,77 milhões por meio de delivery de produtos ou vendas pela internet entre janeiro e junho de 2020. O resultado foi 106,49% maior do que o valor registrado no mesmo período de 2019.
De acordo com a Abrafarma, o resultado atingido pelas farmácias foi possível com
- as medidas de isolamento social;
- e o desenvolvimento dos aplicativos e canais de vendas digitais das drogarias;
Além disso, a instituição divulgou o faturamento geral do grande varejo farmacêutico, que cresceu 7,74% primeiro semestre do ano. O resultado das vendas online foi influenciado especialmente pelos medicamentos genéricos e drogas isentas de prescrição médica, embora a quarentena tenha ajudado a criar medidas para reduzir a burocracia no setor. Um exemplo seria a regulamentação da comercialização de remédios com receita pela internet, após o início da pandemia
O presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, disse: “A necessidade de cumprir a quarentena agilizou a adaptação a esse novo modelo e ainda atraiu novos clientes para o e-commerce”.
O número de atendimentos feitos nesses canais digitais subiu de 2,78 milhões para 4,98 milhões, enquanto o “tíquete médio” avançou de R$ 124,75 para R$ 140,30. O volume de remédios ou itens vendidos por esses canais cresceu 76,86%, passando de 14,62 milhões para 25,86 milhões.
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No ano passado, as 26 maiores redes do varejo farmacêutico nacional, filiadas à Abrafarma, registraram um lucro líquido de R$ 1,09 bilhão. O valor correspondeu a uma margem de 2,04% sobre as vendas brutas, um pouco abaixo dos 2,34% registrados 2018. O Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda) passou de 5,70% para 6,46%.
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