Ícone do site Suno Notícias

Donald Trump anuncia saída dos EUA de tratado contra armas ilegais

Trump diz que negociações com China estão 'indo muito bem'

Trump diz que negociações com China estão 'indo muito bem'

Na última sexta-feira (26), em reunião da Associação Nacional do Rifle (NRA), o presidente americano Donald Trump prometeu retirar o acordo de comércio de armas ilegais.

O Tratado sobre Comércio de Armas (TCA) foi assinado em 2013 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Entretanto, esse acordo nunca foi aprovado pelo Congresso. Além dos EUA, outros países como o Brasil assinaram o acordo, mas não o ratificaram.

“Estamos retirando nossa assinatura. Vou assinar uma mensagem pedindo ao Senado para descontinuar o processo de ratificação do tratado,” afirma, Donald Trump.

O tratado

Esse contrato estabelece algumas normas como as transferências internacionais de armas convencionais.

Além disso, é necessário que os próprios países revisem o cumprimento de armas exportadas. De acordo com o TCA é proibido exportação de armamento quando há:

De acordo com o jornal ” The New York Times” um dos fatores decisivos ao presidente foi o descumprimento do tratado por grandes exportadores. São exemplo a China e a Rússia, exportadoras de armas convencionais.

Saiba Mais: EUA vencem China na OMC em disputa contra cotas de importações

“Jamais deixaremos que burocratas estrangeiros pisem nas liberdades garantidas pela segunda emenda [da Constituição]” afirmou Trump. Ainda no encontro, o presidente afirmou que logo menos as Nações Unidas receberão uma notificação oficial da saída do acordo.

Em resposta, o porta-voz da ONU, Stéphane Durajic, disse “o TCA é o único instrumento em escala mundial que busca melhorar a transparência e a responsabilidade no comércio internacional de armas”.

Ao todo, a NRA gastou US$ 30,3 milhões com a campanha de Trump. Os EUA se junta agora a outros países que também se retiraram como a Coréia do Norte e Irã.

Outros acordos

Esse é mais um dos acordos que o presidente americano abandona. No dia primeiro de junho de 2017, Donald Trump anunciou a saída do país do Acordo de Clima de Paris. Esse tratado tem como objetivo discutir as questões climáticas do planeta.

Além desse, Trump também abandonou o acordo nuclear com o Irã, assinado em 20015. Retirou o EUA do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, assinado entre o então país e a União Soviética em 1987. E saiu do acordo do Parceria Transpacífica.

Os críticos acreditam que o intuito do presidente Donald Trump é se distanciar cada vez mais de iniciativas diplomáticas multilaterais.

Sair da versão mobile