Ícone do site Suno Notícias

Checklist financeiro: veja como entrar em 2026 com as contas organizadas

finanças

checklist financeiro. Foto: iStock.

O fim do ano costuma vir acompanhado de celebrações, viagens e despesas extras. Para começar 2026 no positivo — e longe de dívidas —, vale adotar um checklist financeiro que combina planejamento, controle e boas decisões financeiras. Veja as orientações para virar o ano com mais tranquilidade.

Os últimos meses do ano concentram gastos típicos do período: presentes, festas, férias. E janeiro vem também com obrigações, como IPTU, IPVA e matrícula escolar. Sem preparo, essas despesas podem facilmente se transformar em dívidas caras. Antecipar o planejamento traz previsibilidade, evita sustos e ajuda a manter o orçamento em ordem.

Uma alternativa para organizar suas finanças é o APP B3, que reúne todas as aplicações do investidor em um só ambiente — mesmo que estejam distribuídas em várias instituições. 

O aplicativo recém lançado também oferece conteúdos personalizados para ajudar na jornada de investimento.

Checklist financeiro para organizar suas finanças

1. Revise seu orçamento e reorganize prioridades

Liste todas as entradas e saídas do mês, identifique gastos que podem ser cortados e ajuste seu padrão de consumo para manter as contas equilibradas. Uma planilha simples já ajuda a visualizar melhor para onde o dinheiro está indo.

2. Planeje os custos de festas e férias

Defina com antecedência quanto pretende gastar e envolva toda a família na conversa. Faça listas de compras, estabeleça limite de gastos para presentes e considere dividir os custos da ceia para aliviar o bolso.

3. Use o 13º salário com estratégia

Se tiver dívidas com juros elevados — como cartão de crédito ou cheque especial —, priorize quitá-las. Separe também parte do valor para cobrir despesas de início de ano e evitar um novo ciclo de endividamento.

4. Construa ou reforce sua reserva de emergência

Para essa parcela de sua carteira, opte por aplicações conservadoras e de alta liquidez. A recomendação é manter guardado o equivalente a 6 a 8 meses dos seus gastos mensais. Essa reserva é fundamental para enfrentar imprevistos sem recorrer a crédito caro.

5. Invista com método e acompanhe sua carteira

Crie o hábito de investir mensalmente e escolha produtos compatíveis com seu objetivo e perfil de risco. Acompanhar a carteira de forma consolidada também facilita ajustes e melhora a tomada de decisão.

Planeje agora para ter um 2026 mais leve

Cuidar do orçamento hoje garante mais tranquilidade no início do ano. Com o apoio da tecnologia, como o APP B3, fica mais simples acompanhar suas finanças e manter os investimentos organizados.

Quer ver todos os seus investimentos em uma plataforma única e intuitiva? O APP B3 está disponível para download.  

Sair da versão mobile