Ícone do site Suno Notícias

Casa Civil recebe texto da MP que visa coibir fraudes na Previdência

Reforma da Previdência

Onyx espera que votação da reforma da Previdência seja concluída até quarta

O ministério da Casa Civil recebeu nesta quinta (17) o texto da medida provisória (MP) que visa coibir fraudes na Previdência. Ele foi encaminhado pelo ministério da Economia e deve passar pelos últimos ajustes antes de ser apresentado ao presidente Jair Bolsonaro.

O texto é mais amplo do que o esperado, pois não se restringe a um pente-fino nos benefícios da Previdência que tenham qualquer suspeita de irregularidade. Ele também faz alterações em todo o processo de concessão e autorização desses benefícios.

Saiba mais: Reforma da Previdência: confira quais são os cenários para 2019

A Casa Civil não deve fazer ajustes estruturais no texto, mas pontuais, do ponto de vista técnico. Jair Bolsonaro poderá solicitar outras alterações, caso achar conveniente.

Saiba mais: Onyx diz que Bolsonaro decidirá sobre reforma da Previdência após Davos

Primeiro passo: pente-fino

O texto que está na avaliação da Casa Civil, em seu primeiro passo, cria dois programas. Um deles é o programa para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidades, para fazer o pente-fino em benefícios com chances de lesar os cofres públicos. Nesse caso, há o pagamento de uma espécie de gratificação para os servidores que conseguirem identificar essas irregularidades nas análises dos processos de concessão dos benefícios.

O outro é o programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. Todos os benefícios que foram concedidos em razão de incapacidade e que estiverem sem perícia do INSS há seis meses também vão passar por uma revisão. A validade desses programas é 31 de dezembro de 2020.

Mudanças na concessão dos benefícios

Mudanças na concessão dos benefícios também estão previstas no documento. Uma delas trata da aposentadoria rural. Antes, o próprio sindicato seria o responsável pela comprovação do tempo de contribuição do trabalhador rural. Agora, o processo vai mudar. Haverá uma autodeclaração que será homologada por alguns órgãos públicos, que têm cadastro no Pronater (Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Quanto ao auxílio-reclusão (benefício concedido a pessoas cujo dependente esteja preso), haverá uma alteração no tempo de carência. Ela será para 24 meses. Ou seja, é o tempo mínimo com o qual o trabalhador precisará ter contribuído junto ao INSS para que o dependente econômico possa receber o benefício.

O texto também veda a emissão da Certidão do Tempo de Contribuição (CTC) e estabelece um prazo de 180 dias para o requerimento da pensão por morte para o caso de filhos com menos de 16 anos, e 90 dias para os demais casos.

Medidas visando coibir fraudes na Previdência

 

Sair da versão mobile