A Braskem (BRKM5) anunciou nesta sexta-feira (26) a contratação de assessores financeiros e jurídicos para apoiar a elaboração de um diagnóstico de alternativas voltadas à otimização de estrutura de capital.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Braskem não informou o nome dos assessores contratados. Também não foram detalhadas as alternativas em análise para reforçar a saúde financeira da empresa.
A petroquímica destacou que a decisão busca mitigar impactos do cenário adverso da indústria petroquímica, além de fortalecer a competitividade da cadeia química no Brasil. Segundo a Braskem, as medidas integram iniciativas mais amplas de transformação em andamento na companhia.
No início de setembro, a empresa já havia informado a contratação de assessores financeiros para revisar a estrutura de capital e liquidez da Braskem Idesa, sua subsidiária no México, citando as mesmas pressões que afetam a indústria global.
UBS rebaixa ações da Braskem (BRKM5)
Na última quinta-feira (25), a Braskem recebeu uma revisão negativa pelo UBS. O banco de investimentos rebaixou a recomendação das ações da Braskem de Compra para Neutro, reduzindo também o preço-alvo de R$ 15,00 para R$ 10,00.
O rebaixamento foi atribuído a uma deterioração nas perspectivas de curto prazo da petroquímica. O UBS avalia que os spreads de meio de ciclo não devem ser retomados antes de 2028, o que pressiona a capacidade da companhia de retomar a geração de caixa de forma sustentável.
O relatório do banco também apontou que a empresa pode depender de medidas como potenciais vendas de ativos ou programas de incentivo do governo, como REIQ e Presiq, além de tarifas de importação mais elevadas, para conseguir equilibrar suas contas.
Mesmo com a revisão, o UBS reconheceu que a Braskem (BRKM5) mantém posição de destaque no setor e pode se beneficiar dessa liderança no médio e longo prazo, caso o cenário de mercado apresente recuperação.
Notícias Relacionadas