Ícone do site Suno Notícias

Relação comercial com Argentina não vai mudar, diz Bolsonaro

Relação comercial com Argentina não vai mudar, diz Bolsonaro

Relação comercial com Argentina não vai mudar, diz Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou nesta segunda-feira (9) que apesar da desistência de enviar um representante do primeiro escalão do governo para a posse do presidente da Argentina, Alberto Fenández, o comércio com o país vizinho não vai mudar.

A posse de Fernández vai acontecer na próxima terça-feira (10). O governo havia confirmado a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, na cerimônia. No entanto, Terra não vai mais e não houve justificativas. Bolsonaro disse, no Palácio da Alvorada, que a relação comercial com a Argentina não vai mudar.

“Primeiro, eu estou analisando a lista de convidados por parte dele. Quando eu assumi aqui, eu não convidei algumas autoridades também. O nosso comércio com a Argentina vai continuar sendo da mesma forma, sem problema nenhum, não vai interferir em nada”, informou o presidente.

Retorno da esquerda na Argentina é ameça ao Mercosul, diz Bolsonaro

Após as eleições da Argentina, e Fernández com sua vice Cristina Kirchner ganhar, o presidente do Brasil disse que o retorno da chapa de esquerda é uma ameaça ao Mercosul.

De acordo com Bolsonaro, o objetivo do Mercosul é a expansão comercial. Entretanto, se a Argentina se posicionar contrária, será necessário uma reunião com o Uruguai e Paraguai.

Confira Também: Argentina vai declarar mais um default?

“A nossa ideia é sim, de fato, abrir o mercado e fazer comércio com o mundo todo. O que nós queremos é que a Argentina continue na questão comercial. Caso contrário, podemos nos reunir com Uruguai e o Paraguai“, ressaltou Bolsonaro.

Além disso, o presidente disse ter uma outra alternativa em uma situação que o país vizinho atrapalhe as políticas comerciais do grupo.

“Nós sabemos que a volta da Cristina Kirchner para o governo argentino pode, sim, colocar em risco todo o Mercosul. E se possivelmente colocando em risco todo o Mercosul, repito, possivelmente, você tem de ter uma alternativa de bolso”, completou o Bolsonaro.

Sair da versão mobile