Ícone do site Suno Notícias

Jair Bolsonaro alerta sobre fim de dinheiro em 2019

Bolsonaro assina decreto para estudos de privatização do SUS

Bolsonaro assina decreto para estudos de privatização do SUS

O presidente da república, Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (16) que seus ministros estão realizando “milagres” para resistir a falta de dinheiro no governo neste ano.

Jair Bolsonaro deu a declaração após ser perguntado sobre o corte de 4,5 mil bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bolsonaro lança alerta

“O Brasil todo está sem dinheiro. Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui tentando sobreviver no corrente ano. Não tem dinheiro. Eu sabia disso, estamos fazendo milagre, conversando com a equipe econômica para ver o que a gente pode fazer”, afirmou Bolsonaro. “Não é maldade da minha parte. Não tem dinheiro, só isso.”

Bolsonaro afirmou que o governo está buscando privatizações para tentar salvar o Orçamento, além disso, está cortando “programas absurdos” e consultorias.

Governo quer mais controle sobre contas do estado

O governo federal quer aumentar o controle sobre as contas públicas estaduais. O objetivo é alcançar uma maior rigidez orçamentária para as unidades da federação.

Saiba mais: Governo quer aumentar o controle sobre contas públicas estaduais

Por isso, o Ministério da Economia quer criar um órgão para mudar regras de prestação de contas dos estados já em 2020. O governo considera os Tribunais de contas estaduais (TCE) falhos no acompanhamento de receitas e despesas nos últimos anos.

Segundo Executivo, os TCE forneceram aval a metodologias de cálculo que contribuíram para esconder os números reais. Isso teria levado a um estouro dos limites legais em pelo menos 14 estados até o fim de 2018.

PIB pode crescer até 4% após medidas de Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (14) que o destravamento da economia pode gerar um crescimento do PIB em 3% ou 4% por ano até 2027.

Saiba mais: Medidas podem fazer crescer PIB até 4%, diz Paulo Guedes

O discurso, realçando a possível melhora do PIB, foi durante uma reunião fechada com empresários e entidades que atuaram no Congresso para garantir a aprovação da Medida Provisória nº881, a chamada “MP da Liberdade Econômica”, conforme publicado pelo jornal “Valor Econômico”.

O ministro da Economia do governo Bolsonaro afirmou que o maior desafio do Brasil é transformar recursos naturais em conhecimento, educação, tecnologia e capital humano.

Sair da versão mobile