Ícone do site Suno Notícias

Aneel suspende cortes no fornecimento na energia por 90 dias

Bolsonaro aprova lei que proíbe corte de energia sem aviso prévio

Bolsonaro aprova lei que proíbe corte de energia sem aviso prévio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nessa terça-feira (24) que não suspenderá o fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento das contas de luz. O projeto vale por 90 dias e foi votado em reunião extraordinária.

Segundo a Aneel a medida foi tomada em resposta aos impactos financeiros que a pandemia do coronavírus vem causando. Entretanto, a Agência afirmou que o projeto pode ser alterado.

A providência abrangerá residências rurais e urbanas e locais que prestam serviços essenciais, como:

Saiba mais: Coronavírus: SP faz acordo sobre energia para baixa renda

O diretor da Agencia, Sandoval Feitosa, afirmou: “rogo a todos brasileiros que possam pagar no prazo a suas faturas que o façam. Isso permitirá que possamos abraçar as pessoas que não possam pagar as contas de energia”.

Feitosa salientou que a suspensão dos cortes serve para que quem não consiga pagar a conta no prazo continue tendo acesso ao serviço. Entretanto, isso não significa que as contas não devam ser pagas.

“Não se trata de isentar consumidores, mas de garantir a continuidade do fornecimento em momento de calamidade pública” disse ele.

Ainda foi informado pela Aneel que “caso as medidas de vedação à suspensão do fornecimento resultem em aumento da inadimplência, o Órgão Regulador certamente terá que adotar medidas alternativas para garantia da sustentabilidade do setor elétrico”.

O diretor ainda acrescentou que a medida é um auxílio para que a população se mantenha em casa adurante o período de quarentena.

Aneel anuncia mais medidas

Na tentativa de evitar que o novo coronavírus se espalhe cada vez mais, a Agência anunciou outras medidas além da suspensão de cortes, como por exemplo:

Contudo, a Aneel reforçou que após os 90 dias do prazo, as dívidas serão cobradas com multas e juros, e então os consumidores podem ter o serviço suspenso por inadimplência.

Sair da versão mobile