A Ambipar (AMBP3) deve protocolar nesta segunda-feira (20) um pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro. A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Com a notícia, as ações da Ambipar estão disparando mais de 26% nesta manhã, por volta das 11h40. No acumulado do último mês, no entanto, os papéis caem mais de 96%.
A notícia ocorre após uma série de eventos negativos para a companhia, incluindo a saída de executivos, dúvidas sobre o caixa e a investigação de supostas irregularidades em um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) que concentra parte do caixa da empresa.
Cotação AMBP3
Ambipar (AMBP3) tentou evitar pedido de RJ
Ainda segundo Lauro Jardim, a Ambipar buscou até os últimos dias uma alternativa à recuperação judicial. A companhia chegou a obter apoio de debenturistas brasileiros e investidores detentores de bonds no exterior.
No entanto, o impasse com os bancos locais, principalmente com o Itaú (ITUB4), acabou inviabilizando um acordo mais amplo.
Com isso, o protocolo do pedido de recuperação judicial deve ocorrer na segunda-feira no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Fora dos índices da B3
No dia 9 de outubro, a B3 anunciou a exclusão da Ambipar dos nove índices dos quais a empresa fazia parte. Os papéis deixaram as carteiras no dia 15 de outubro.
Segundo a B3, a exclusão foi baseada em um dispositivo do manual de definições e procedimentos, que permite a retirada de um ativo quando há risco à continuidade, à representatividade ou à integridade do índice.
Além disso, a Ambipar (AMBP3) perdeu ainda a renovação da certificação de ações verdes da B3, relacionada à proteção ambiental e combate às mudanças climáticas.
Notícias Relacionadas