Suno Artigos

Radar do mercado: Petrobras (PETR4) divulga início de fase não vinculante para a venda da Breitener Energética, bem como desinvestimento dos Polos Enchova e Pampo

A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, divulgou ontem (26) que iniciou a fase não vinculante referente à venda da totalidade de sua participação de 93,7% na empresa Breitener Energética S.A., localizada no estado do Amazonas.

A companhia já havia divulgado o Teaser para esta venda no dia 11 de junho, conforme abordamos no radar de PETR4 do Suno Call #314.

A Breitener Energética possui duas Unidades Termelétricas, ambas situadas na capital amazonense. Somando a capacidade instalada das duas, tem-se 315 MW ao passo que possuem capacidade contratada de 120 MW até 2025 com a Amazonas Energia, distribuidora de energia do amazonas, por meio de contrato exclusivo de compra e venda de energia.

As usinas da Breitener estão totalmente operacionais, o que elimina o risco de construção. Além disso, há geração de fluxo de caixa imediata, infraestrutura completa e contratos de longo prazo com receitas protegidas da inflação por reajustes anuais.

Nesta etapa da operação, os potenciais investidores habilitados para essa fase receberão instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio de suas propostas não vinculantes.

Além disso, a estatal divulgou também que realizará uma nova rodada de ofertas finais para venda dos Polos Enchova e Pampo, conjunto de campos em produção localizados na Bacia de Campos.

O Polo Enchova teve sua produção iniciada no final da década de 80. Ele se localiza em águas rasas a uma distância de 90 quilômetros da costa, e com profundidade de reservatório entre 1.800 e 2.600 metros. Em 2017, produzia com 32 poços e 5 plataformas.

Já o Polo Pampo, que também teve início da produção na década de 80, está localizado em águas rasas, a uma distância de 80 quilômetros da costa, com profundidade de reservatório entre 950 e 2.950 metros. Em 2017, produzia com 27 poços e 2 plataformas.

Segundo a companhia, a realização dessa nova rodada tem o objetivo de esclarecer algumas regras do processo, assegurando a isonomia, transparência e competitividade do processo de desinvestimento.

No dia 13 de junho, a Petrobras informou que recebeu, no dia 5 de junho, ofertas finais de potenciais interessados na aquisição dos referidos Polos. O preço ofertado superava US$ 1 bilhão, considerando pagamentos firmes e contingentes.

Essa será a terceira vez que a Petrobras tenta vender os polos de Enchova e Pampo. Em 2018, a empresa confirmou que a Ouro Preto Óleo e Gás, do empresário Rodolfo Landim, apresentou a melhor proposta pelos campos. A empresa chegou a ser convocada para a participação na fase de negociação dos contratos, sem acordo de exclusividade, porém, o negócio não foi concluído.

Além da Breitener e dos Polos de Enchova e Pampo, a Petrobras conta com outros desinvestimentos, os quais já foram abordados por nós, que fazem parte da sua sistemática de desinvestimentos, alinhada à otimização do portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, visando gerar valor aos seus acionistas.

No mais, mantemos o nosso racional quanto à Petrobras. Consideramos que a empresa está no caminho certo para resolver várias situações que impedem melhores desempenhos, mas ainda não nos sentimos atraídos por um investimento no papel.

Sair da versão mobile