Suno Artigos

Perda financeira: saiba como contabilizar e como superar este problema

perda financeira

Imprevistos podem acontecer a qualquer instante. E dependendo do imprevisto, ele pode resultar em perda financeira para uma determinada pessoa.

Para que a perda financeira tenha um impacto menor, é fundamental a construção de uma reserva de emergência que deverá ser usada para esses momentos.

O que é uma perda financeira?

Perda financeira é um acontecimento oriundo de algum imprevisto que por alguma ventura causou um prejuízo para uma determinada pessoa.

As perdas podem acontecer porque um carro quebrou e o seu conserto ficou acima do esperado, ou até mesmo por questões de doença familiar.

Pessoas que investem em ativos de renda variável também podem ter perdas financeiras ocasionadas pela desvalorização e venda dos ativos.

Como superar uma perda financeira?

Normalmente a superação da perda de uma determinada quantia somente acontece com planejamento financeiro e foco onde se quer chegar.

Dessa forma, é necessário estabelecer um prazo que se pretende realizar a recuperação do prejuízo e pensar em estratégias para que o objetivo se cumpra.

Embora a organização das finanças pessoais seja de suma importância para a superação de uma perda, também há uma grande influência do fator psicológico.

Ou seja, é preciso não se deixar abater após ver uma determinada quantia de dinheiro simplesmente ser consumida por um fato imprevisto.

Até porque, a recuperação irá exigir muitas vezes uma queda no custo, e uma verdadeira mudança no estilo de vida da pessoa.

Quer aprender a controlar melhor os seus investimentos? Baixe nossa planilha de controle de investimentos.

Como contabilizar perdas financeiras?

Se a perda financeira for oriunda de uma doença imprevista é possível fazer o lançamento dos gastos no imposto de renda, optando pela declaração completa ao invés da simplificada.

Caso a perda tenha sido material, como um carro furtado por exemplo, é necessário dar a baixa do bem no imposto renda.

Realizar a contabilidade da perda é essencial para que a pessoa não pague impostos indevidos e em alguns casos consiga até reaver parte do imposto pago.

Planejamento para recuperação de perdas financeiras

A recuperação de um valor perdido por algum contratempo somente é conquistada por meio de um bom planejamento e controle financeiro.

Será necessário, portanto, que a pessoa faça um levantamento de todos os seus gastos pessoais e passe a realizar cortes onde for possível.

Nesse momento é preciso focar ao máximo na minimização das despesas e na maximização das receitas para se fazer a maior quantidade possível de caixa.

Assim que a pessoa conseguir ir poupando é preciso pensar também em um planejamento para aplicar o seu dinheiro de forma segura e rentável.

Como uma casa, a construção sempre é um pouco mais demorada do que a queda. O que exigirá bastante paciência e persistência após o tombo.

Vale ressaltar que caso a pessoa já tenha uma reserva de emergência preparada para esses momentos, terá uma recuperação muito mais tranquila dessa situação.

Foi possível entender o que é uma perda financeira? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.

Sair da versão mobile