Quais os principais motivos para se ter estresse financeiro

A falta de dinheiro é um dos principais motivos para o estresse.

Segundo pesquisa desenvolvida e divulgada pela Provu, 93,8% dos brasileiros já sofreram com algum tipo de estresse financeiro.

Se você quer saber mais sobre os principais motivos, acompanhe.

Ainda segundo a pesquisa da Provu, 59,8% das pessoas associaram o estresse ao surgimento de enfermidades.

Um dos pontos que mais eleva o estresse das pessoas são as dívidas. Em 61% das pessoas, as dívidas lideram os níveis de estresse financeiro.

Dívidas surgem como fator mais preocupante

Mas sem dúvidas, conviver com dívidas e viver sob o estresse de não conseguir pagá-las, sabendo da possibilidade de acumular mais juros, não é fácil.

O desemprego é outro fator que contribuiu para o estresse, mas em um nível muito menor, uma vez que 6,5% das pessoas apontaram esse como um dos principais motivos de estresse.

Os esquemas de fraude na internet vem ganhando atenção e se popularizando, fato que contribuiu para o estresse do brasileiro.

Golpes financeiros também geram estresse

Segundo a pesquisa, 3,6% das pessoas apontam os golpes financeiros como base do seu estresse.

Além de ser algo fundamental na vida de todos, uma vez que o dinheiro é utilizado para comprar e pagar por serviços, a falta da educação financeira colabora para a estatística.

Porque o dinheiro é um problema?

Ter 61% das pessoas com estresse devido a dívidas mostra que a organização financeira poderia auxiliar em alguns casos.

É fato que milhares de brasileiros sofrem com a falta de dinheiro devido a outros fatores, como o baixo salário e o desemprego.

Porém, ainda existe uma parcela da sociedade que poderia ter condições de viver melhor, ou com mais estabilidade, porém, a falta de educação financeira acaba influenciando de forma negativa.

Assim, uma forma de contornar a situação, é por meio de cursos e assessoria financeira. A ajuda nesses momentos, é essencial e pode fazer a diferença.