Conheça os 5 golpes do PIX mais comuns e saiba como se proteger

Por conta dessa facilidade, o sistema vem fazendo bastante sucesso. Porém, ele acabou se tornando também um alvo de estelionatários, já que é possível movimentar ou sacar o dinheiro rapidamente.

A própria velocidade do sistema reduz o tempo da vítima perceber o golpe e entrar em contato com seu banco. Confira a seguir os 5 golpes do PIX mais comuns:

Os golpistas enviam mensagens para as vítimas se passando por funcionários de empresas, pedindo para confirmar ou atualizar cadastros. 

1. Clonagem do WhatsApp

Eles encaminham pelo aplicativo um código de segurança para a vítima, que chega por SMS em seu celular, e pedem que ela passe o número.

Assim, os criminosos clonam o WhatsApp em outro celular e se passam pela vítima, mandando mensagens e pedindo dinheiro emprestado via PIX.

Neste golpes, os golpistas não precisam clonar o WhatsApp. Eles simplesmente utilizam as fotos da vítima para se passar por ela.

2. Perfil falso no WhatsApp

Ao escolher a pessoa, eles usam suas redes sociais para pegar suas fotos. Além disso, dão alguma maneira de descobrir os números dos contatos da vítima.

Assim, enviam mensagens dizendo que a pessoa trocou de número para, depois, pedirem algum empréstimo por transferência por PIX.

Alguns golpistas encaminham mensagens falsas por e-mails, redes sociais ou mensagens. Com isso, a pessoa é direcionada para arquivos ou sites.

3. Páginas ou arquivos falsos que roubam dados

Os sites falsos simulam o internet banking, induzindo a vítima a fornecer informações. Já o arquivo rouba os dados importantes da pessoa.

Os golpistas fingem representar bancos e oferecem ajuda para os clientes cadastrarem o PIX ou dizem que precisam testar a chave.

4. Falsas centrais de atendimento

Uma boa forma de evitar golpes é ter controle total das suas finanças. Para fazer isso da melhor forma, baixe agora a nossa