10 dicas para pagar menos Imposto de Renda (ou aumentar a restituição)

Se você ainda não enviou sua declaração à Receita, saiba que existem uma série de regras para ajudar o contribuinte a ganhar uma restituição maior ou ao menos reduzir o imposto a pagar.

Por isso, confira a seguir as 10 dicas para reduzir, de forma legal, o valor do seu Imposto de Renda ou aumentar a sua restituição.

Existem uma série de despesas que podem ser deduzidas da renda do declarante, como despesas com dependentes e gastos com saúde e educação, gerando assim um imposto menor.

1. Declarar gastos dedutíveis

Mas atenção: deduzir gastos só é possível na declaração completa. No caso da declaração simplificada, é aplicada uma dedução geral de 20% (limitada a R$ 16.754,34.)

As contribuições para planos de previdência, sejam públicos ou privados, também podem ser abatidas do IR. Isso vale tanto para valores descontados da folha ou pagos pelos contribuintes.

2. Deduzir contribuições para previdência

Cada modalidade terá uma regra diferente. Além disso, a dedução só pode ser feita na declaração completa.

O lucro da venda de um imóvel (ou seja, a diferença entre o custo de aquisição e o preço de venda) é tributado em 15% no Imposto de Renda. 

3. Incluir gastos com reformas ao vender um imóvel

Porém, é possível declarar um custo de aquisição maior ao incluir no valor o que foi gasto com reformas e benfeitorias. 

Ao aumentar o custo, o lucro será menor, o que reduz o imposto a ser pago. Porém, todos os gastos precisam ser comprováveis através de  recibos e notas fiscais.

O valor de compra do imóvel também pode ser aumentado ao incluir as despesas decorentes da própria transação, como impostos, corretagem e comissões.

4. Incluir gastos ao vender um imóvel

Taxas de corretagem e emolumentos podem ser incluídos no custo de aquisição de ações e títulos públicos, o que reduz o lucro a ser obtido com a venda  desses ativos, assim como o imposto a ser pago.

5. Incluir gastos da aquisição de investimentos

Fazer uma declaração conjunta significa somar a renda de duas pessoas, o que pode colocar a declaração em uma alíquota maior. Logo, é melhor fazer duas declarações separadas.

6. Não declarar junto com o cônjuge

Ao dividir e declarar a renda recebida de aluguéis em separado, o casal pode diminuir o IR incidente sobre a renda tributável de cada um.

7. Dividir renda de aluguel com o cônjuge

Quando pagos pelo proprietário, gastos como IPTU, taxa de condomínio e demais despesas também podem ser abatidas no valor do aluguel recebido.

8. Abater gastos no valor do aluguel recebido

Gastos com pensão são dedutíveis no IR. Porém, isso só tem efeito se o beneficiário não estiver na mesma declaração —já que a pensão é considerada uma renda para quem recebe.

9. Não incluir dependentes que recebem pensão

Autônomos que trabalham em casa podem deduzir um quinto de todos os gastos com as contas da casa — como água, luz, telefone e demais despesas que sejam essenciais para o declarante trabalhar.

10. Abater gastos ao trabalhar em casa

Porém, as deduções só podem ser feitas na declaração completa. O declarante deve informar as despesas no livro-caixa, usando o programa Carnê-Leão e posteriormente deve importá-las para a declaração.

Quer entender como fazer a sua declaração de IR? 

Clique abaixo baixe o nosso Guia de Imposto de Renda. É gratuito!