10 coisas que todo empreendedor precisa saber sobre o MEI

De acordo com o Ministério da Economia, no ano de 2020, 8 em cada 10 empresas abertas foram registradas como MEI.

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma modalidade de pessoa jurídica simplificada. Nela, o profissional atua de forma autônoma.

Por isso, se você tem interesse em seguir nesta modalidade, confira a seguir 10 coisas que todo empreendedor precisa saber sobre o MEI:

2. Quais são os requisitos para se tornar MEI?

1. Ter faturamento anual de até R$ 81 mil; 2. Não exercer profissões relacionadas a conselhos; 3. Não ser titular, sócio ou administrador de outras empresas.

São 2 obrigações que o microempreendedor deve cumprir: o pagamento mensal de um documento de arrecadação fiscal (DAS) e a declaração anual do MEI.

3. Quais são as obrigações do MEI?

O empresário tem direito a CNPJ, o que permite adquirir matéria-prima a preço de atacado. Além disso, tem acesso à Previdência Social e à aposentadoria.

4. Qual é a vantagem de ser MEI?

O MEI pode ter no máximo um funcionário. Seu salário não deve ultrapassar o salário mínimo ou o piso da categoria.

5. MEI pode ter funcionário?

Não é preciso, mas o contador pode ajudar o empresário caso ele tenha funcionário e também a estimar o lucro anual do MEI, para declarar o IR.

6. É necessário ter contador?

Além de superar o teto, se a receita exceder R$ 97,2 mil, a empresa paga impostos com juros retroativos ao ano anterior, sendo enquadrada como Microempresa.

7. O que acontece se superar o teto de faturamento?

Não, porém recomenda-se que o empreendedor tenha uma conta jurídica, dividindo gastos pessoais dos profissionais e facilitando a declaração de IR.

8. Precisa abrir conta empresarial no banco?

Para encerrá-lo, o empresário pode fazer o processo pela internet, e não é necessário pagamento de taxas. Se tiver dívidas, elas podem ser transferidas para o CPF.

10. Como encerrar o MEI?

Tem dúvidas sobre o Imposto de Renda? Aproveite e baixe agora o nosso