Agronegócio

Vale a pena investir no agronegócio em 2022? 

Suno Notícias

27  de junho, 2022

Com o cenário macroeconômico atual, investir no agronegócio tem se tornado um solução cada vez mais eficaz para quem busca proteger seu capital e manter uma rentabilidade superior.

Para Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, investir no agronegócio pode ser uma alternativa mais rentável e segura em 2022 para quem não pode assumir o risco de colocar seu capital em fundos mais voláteis e busca um retorno considerável.

“O Brasil é uma das principais economias do mundo no setor e surfa os preços das commodities, o que acreditamos que devem continuar favoráveis”, disse.

Em 2021, o setor impulsionou o PIB do país e só neste ano o agronegócio pode chegar a representar 30% do PIB brasileiro. 

Geraldo Isoldi, especialista em commodities da Terra, os investimentos no agronegócio deram bom retorno no primeiro semestre de 2022. Para ele, o setor agrícola se encontra em um cenário muito promissor.

A CONAB estimou uma produção total de milho em 115,2 mi de toneladas, 32% a mais que na temporada anterior. A de soja é esperada em 124,27 mi, 10% a menos que a temporada 20/21, mas ainda em um volume substancial.

Veja como investir no agronegócio

Arrow

01.

LCAs

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são títulos de renda fixa emitidos por uma instituição financeira que destina-se à alocação de capital a investimentos no setor agropecuário.

01.

LCAs

Estes títulos são: - Isentos de Imposto de Renda - Cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

02.

Fiagro

Outra ótima forma de investir no agronegócio é colocar capital diretamente em fundos de investimentos com o objetivo de expor a carteira a diferentes empresas do agronegócio por meio de uma aplicação só.

02.

Fiagro

Os tipos de Fiagro nos que você pode investir são: – Fiagro-FII, de ativos imobiliários rurais; – Fiagro-FIP, de empresas do setor; – Fiagro-FIDC, de direitos creditórios da agroindústria.

03.

Ações na Bolsa

Também é possível negociar os papéis deste tipo de fundos na B3, que conta com ações exclusivas do setor, mas há riscos de oscilação do mercado. Este tipo de investimento pode incidir uma cobrança de IR.

04.

FIIs de Terras

Os FIIs do agronegócio, ou FIIs de Terras, são uma das mais interessantes formas de investir no agronegócio. Estes fundos podem ser focados em terras rurais, galpões logísticos, silos, entre outros.

Descubra como esse Guia está tirando clientes do vermelho e fazendo com que se tornem bons investidores:

Ebook Gratuito