Você é MEI? Veja como ter descontos de até 50% nas dívidas
Renegociação de dívidas
As dívidas afetam milhões de brasileiros pelo país, até mesmo os Microempreendedores Individuais (MEI). Uma das alternativas para quitar os débitos em atraso é renegociar o valor.
No caso do MEI e dos donos de micro e pequenas empresas, as dívidas podem ser renegociadas diretamente com a União, com possibilidade de obter descontos de até 50%.
Para participar desse processo de renegociação de dívidas, o microempreendedor deve ter sua inscrição como dívida ativa da União.
Outra possibilidade é fazer a renegociação por meio do portal do Simples Nacional, buscando tratar da dívida com a Receita Federal.
Para os MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte os descontos de até 50% podem ser obtidos a partir da renegociação de dívidas com valor de até 60 salários mínimos, por meio das transações tributárias.
Além disso, a renegociação pode ser feita via transação para débitos de difícil recuperação, por transação garantida por seguro garantia ou carta fiança e através de transação conforme capacidade de pagamento.
Assim, é importante que o MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte faça uma consulta sobre a situação de seu negócio e das dívidas, observando quais as melhores possibilidades de negociação.