Vai se aposentar?

Suno Notícias

27 de março, 2023

INSS 2023:  quais regras mudaram nas aposentadorias?

Se você está prestes a se aposentar, é bom ficar atento. Com a reforma da previdência, as regras do INSS em 2023 mudaram.

Com isso, novas regras automáticas de transição começam a vigorar neste ano. Confira a seguir quais são as mudanças do INSS em 2023!

Aposentadoria por idade A regra de transição estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023.

Mulheres: 62 anos de idade Homens: 65 anos de idade Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos.

Tempo de contribuição A pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 90 pontos (mulheres) e 100 pontos (homens).

A idade mínima para requerer o benefício passou para 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens).

Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Direito adquirido Quem alcançou as condições para se aposentar por alguma regra de transição em 2022, mas não entrou com pedido no INSS em 2022, não precisa se preocupar.

Por causa do conceito de direito adquirido, eles poderão se aposentar conforme as regras de 2022.

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o momento para conquistar o direito à aposentadoria ocorre quando o trabalhador alcança as condições — independentemente da data do pedido ou da concessão do benefício pelo INSS.

Prova de vida Antes o beneficiário tinha que ir anualmente ao banco para provar que estava vivo. A partir deste ano, o INSS é que vai checar isso.

Agora, a prova de vida será feita com o cruzamento de informações de bancos de dados do governo.

Entre os dados que prova de vida irá considerar, estão: - Acesso ao aplicativo Meu INSS - Realização de empréstimo consignado - Atendimento presencial nas agências do INSS - Vacinação - Voto em eleições - Declaração de imposto de renda