Agronegócio

Entenda as diferenças entre Fiagros e Fundos Imobiliários

Suno Notícias

29  de junho, 2022

Os Fiagros - fundos que investem na cadeia produtiva do agronegócio - chegaram com tudo no mercado financeiro e caíram nas graças dos investidores.

Com rendimentos isentos de imposto de renda e cotas acessíveis ao investidor pessoa física, essa é mais uma opção para diversificar a carteira.

A grande questão é que os Fiagro-FII são parecidos com os fundos imobiliários, veículos de investimento já bem conhecidos no mercado financeiro.

Os Fiagros são mais recentes: a lei que instituiu essa nova modalidade de investimento é de março de 2021. 

Fiagros ou FIIs: em qual devo investir?

Fiagros ou FIIs: em qual devo investir?

Arrow

Em primeiro lugar, ambos podem estar presentes na carteira de qualquer investidor. A questão é que o Fiagro garante uma exposição ao setor do agronegócio, o que é uma vantagem, segundo Maria Fernanda Violatti, analista e especialista em  FIIs da XP.

“Agronegócio é um setor resiliente com ganhos de produtividade, recebendo ainda maior destaque ao ter mais produtos listados na bolsa de valores”, afirma.

Segundo Thais Teixeira, head de Investment Banking da Lifetime, esta exposição ao agro ajuda a diversificar a carteira, pois os Fiagros têm riscos diferentes dos FIIs.

“O benefício do Fiagro é surfar essa onda de rentabilidade alta do setor do agronegócio”, diz. "Já os FIIs absorvem o retorno das variações dos índices de inflação, que se reflete nos aluguéis e na distribuição de dividendos dos FIIs.”

Ou seja, é possível afirmar que os Fiagros e fundos imobiliários se complementam.

Para quem ainda não está familiarizado com os Fiagros-FII, a principal diferença entre eles e os fundos imobiliários é o lastro dos papéis. 

“Quando falamos de um fundo imobiliário, o lastro é imobiliário. Já no Fiagro, o lastro é na cadeia de agronegócio. Essa é a diferença óbvia”, destacou Violatti.

Porém, a analista da XP mencionou que as semelhanças entre Fiagro e FIIs são enormes: a estrutura, a gestão, os rendimentos recorrentes.

Uma diferença entre os investimentos é que os rendimentos do Fiagro são obtidos com a venda ou locação dos imóveis rurais. Nos FIIs, os gestores distribuem os rendimentos mensalmente.

A legislação prevê que 95% do lucro precisa ser distribuído em regime semestral, mas os fundos optam por distribuírem mensalmente. Para Fiagro, esse lucro poderia ser distribuído em  regime anual.

Descubra como esse Guia está tirando clientes do vermelho e fazendo com que se tornem bons investidores:

Ebook Gratuito