Câmbio

Há 14 cotações do dólar na Argentina; entenda como funciona

Suno Notícias

23 de julho, 2022

A Argentina instituiu na última quinta-feira (21) um novo tipo de câmbio: o “dólar turismo para estrangeiros”, para tentar frear a alta da moeda norte-americana.

O novo câmbio permite que cidadãos não residentes na Argentina comprem pesos e gastem com cartões de crédito a uma cotação mais favorável do que a oficial. 

Essa é a 14ª modalidade de câmbio da Argentina. O valor máximo por pessoa é de US$ 5 mil, e de acordo com economistas, terá "efeito zero" no objetivo de desacelerar o aumento da demanda por dólares.

Confira quais são todas as modalidades de dólar na Argentina, conforme apuração do Valor Econômico.

1. Dólar do atacado ("mayorista") — A taxa de câmbio é a oficial, usada pelo Banco Central para liberar dólares para importadores e bancos para operações no exterior. 2. Dólar de varejo ("minorista") — É o preço pelo qual os bancos vendem dólares para seus clientes, que precisam apresentar motivos para a compra (como para viagens internacionais)

3. Dólar solidário — Com base no dólar de varejo, aplica-se a sobretaxa de imposto de 65% para compra de passagens aéreas. 4. Dólar paralelo (blue) — É a taxa de câmbio do circuito informal. A operação é considerada ilegal, mas comum em todo o país.  5. Dólar turismo — É a cotação, sobretaxada, usada em operações de compra por parte de argentinos (como no cartão de crédito) no exterior.

6. Dólar turismo para estrangeiros — É a nova cotação, criada para tentar captar parte dos dólares do turismo estrangeiro, evitando o mercado paralelo ilegal.  7 .Dólar MEP ou dólar-bolsa — É uma taxa de câmbio aplicada aos títulos soberanos no mercado de ações. 8. Dólar "contado con liqui" (CCL) — É uma operação semelhante à do dólar MEP, mas os dólares resultantes são depositados no exterior.

9. Dólar cripto — É uma alternativa para quem opera com criptomoedas estáveis. 10. Dólar 'Netflix' — Os serviços de streaming são pagos em dólares por cartão de crédito, com taxa de câmbio de varejo e mais uma sobretaxa de 45% para o Imposto de Renda antecipado. 11. Dólar soja ou dólar de exportação — Esta é a taxa de câmbio recebida pelos exportadores que recebem pagamentos em dólares.

12. Dólar Senebi (Segmento de Negociação Bilateral) — Criado em 2021, com a cota para operações à vista com liquidação. É um mercado no qual as corretoras pactuam os preços de compra e venda de cada título. 13. ADR em dólares — Ações que são cotadas simultaneamente em pesos e dólares no exterior. A operação é utilizada apenas por empresas que operam no exterior.

14. Dólar Cedear (Certificado de Depósito Argentino) — Usado por empresas em operações de títulos comprados em pesos e conversíveis em moeda estrangeira.